sábado, dezembro 17, 2005

Válega
Comendadora oferece presente
aos idosos da sua terra


Com a inauguração de uma nova viatura que tanta falta fazia à instituição, o Centro Social Dr.ª Leonilda Aurora da Silva Matos esteve em festa, na passada quinta-feira. Na presença de idosos do centro de dia, funcionários e direcção, o Pd.e Telmo Magalhães procedeu à bênção da carinha, a única da instituição com báscula elevatória para duas cadeiras de rodas, sendo que o Centro Social tem seis idosos dependentes deste meio de transporte. No entanto, com um total de cinco viaturas, o presidente da instituição, José Santos, frisou que este número é, ainda, insuficiente para responder a todas as necessidades da instituição.
O orçamento do ano passado já previa esta nova carrinha, mas, com o decorrer do ano, a direcção da instituição foi esperando que aparecesse uma ‘madrinha’ para oferecer esta dádiva ao Centro Social. Mas, como tal não aconteceu, o organismo comprou a carrinha e, de pronto, a benemérita que dá o nome à instituição disponibilizou-se a ajudar a pagar a viatura, que vai servir, exclusivamente, os idosos do centro de dia. Refira-se que, além desta valência que dá apoio a 74 idosos, incluindo o domiciliário, o Centro Social acolhe 40 crianças na creche, 47 no jardim-de-infância e 57 no ATL. As empregadas são 35.
A terminar o seu mandato e com eleições à porta, o já anunciado recandidato à presidência do Centro Social frisou que muito há ainda a fazer na instituição. São disso exemplo as obras para as salas do Rendimento Social de Inserção e de ATL e para a valência de lar, uma das lacunas da instituição como reconheceu José Santos.

“Nunca conheci um inimigo”
Quem continua a ajudar financeiramente todas as instituições de Fajões é a benemérita Leonilda Aurora da Silva Matos e agora que o Centro Social, que adoptou o seu nome, também precisou lá está a sua mão generosa a contribuir para o pagamento da nova carrinha. “Com 87 anos nunca conheci um inimigo nem me zanguei com ninguém”, frisou a Dr.ª Leonilda Matos, que, além do apoio financeiro às instituições, dá, igualmente, apoio espiritual aos seus utentes.
Tal como é habitual, também este Natal a comendadora vai oferecer um presente a todos os idosos do Centro Social e aos da sua terra, Válega, bem como às colectividades de Fajões.
Mostrando-se satisfeita pelo funcionamento do Centro Social, a Dr.ª Leonilda Matos confessou que esta instituição está a ser aquilo com que sempre sonhou, pelo que agradece aos órgãos sociais e funcionários da mesma.
Reconhecendo a importância do novo equipamento para a instituição, o vereador da Câmara, António Rosa, disse que “temos que reconhecer e incentivar estas situações e apoiar as pessoas que se disponibilizam a doar o que é seu à comunidade”. O representante da autarquia salientou, ainda, a importância da viatura e das suas características inovadoras na instituição, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos utentes. “Qualquer um de nós pode vir a precisar destes equipamentos”, recordou António Rosa.(«CA»)

Sem comentários: