segunda-feira, dezembro 19, 2005

Esmoriz
Capital da ornitologia
durante quatro dias


Mais de 3.500 pessoas passaram pelos expositores do 61.º Concurso Nacional de Ornitologia que decorreu em Esmoriz. O certame foi um sucesso e passou ao lado da gripe das aves

Nos quatro dias em que a cidade de Esmoriz foi a capital da ornitologia em Portugal, foram 3.500 os visitantes que acorreram à exposição das aves, não só oriundos de Portugal, mas também de diversos países da Europa, como Espanha, Itália e Inglaterra.
O 61.º Concurso Nacional de Ornitologia foi uma organização do clube ornitológico local e da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa.
A iniciativa acabou por não ficar marcada pela crise da gripe das aves, já que o alarmismo inicial não se concretizou e o certame foi mesmo levado a cabo com inegável brilhantismo. A organização esteve a cargo do Clube Ornitológico de Esmoriz que investiu mais de seis mil euros para dotar o espaço de todas as infra-estruturas necessárias para que tudo corresse pelo melhor nos dias 8, 9, 10 e 11 de Dezembro. O presidente do clube esmorizense, Adriano Rodrigues, congratulou-se com o sucesso da iniciativa, afirmando que «os temores não se confirmaram e até as vendas de aves estiveram em bom plano». O responsável, que é igualmente juiz internacional, considerou «ter sido muito boa a qualidade das aves presentes a concurso»
O certame reuniu cerca de três centenas de criadores e quatro mil aves provenientes de diversos pontos do país que foram avaliadas por um conjunto de juízes que deu a conhecer o seu veredicto no último dia do concurso.
As aves estão divididas em diversas classes: canários, exóticos ou psitacídeos (agapornis). Os canários, por exemplo, encontram-se subdivididos por secções que podem ser de canto, cor ou porte.
Coincidente com a data da passagem das Bodas de Prata da colectividade organizadora, esta não olhou a meios para garantir a segurança do evento, contando com a estreita colaboração dos serviços médico-veterinários concelhios com quem foi estabelecido um protocolo, como estipulam as medidas emanadas da Direcção-Geral de Veterinária para eventos do género. Uma situação que contrasta com o Campeonato do Mundo, previsto para acontecer na Holanda em Janeiro e que foi cancelado por causa da gripe das aves.
«Estamos muito satisfeitos com o sucesso do concurso», referiu Adriano Rodrigues à laia de balanço, não colocando de parte a possibilidade de Esmoriz poder vir a receber uma nova edição do concurso no futuro.
Paralelamente ao campeonato, decorreu no auditório do Esmoriz Ginásio Clube o Congresso de Ornitologia, em que foram abordados temas de interesse para os criadores e público em geral. Para além dos temas institucionais, a realização do próximo Campeonato do Mundo 2006, «As novas mutações dos Canários de Cor»,
«As novas raças de Canários de Porte», «Alimentação, Doenças e sua prevenção»,
«Standards Internacionais», «Métodos de criação», para além de debates, projecção de slides e vídeos, etc. (in «Diário de Aveiro»)

Sem comentários: