sexta-feira, dezembro 23, 2005

Carnaval
Câmara e Fundação
renovam protocolo


Numa altura em que a organização da edição do próximo ano do Carnaval de Ovar entrou em velocidade de cruzeiro, o executivo liderado por Manuel de Oliveira aprovou a proposta de protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal e a Fundação do Carnaval de Ovar.
Em declarações ao Diário de Aveiro, o presidente da fundação carnavalesca, José Américo, diz que 2006 será o último ano em que os folguedos terão organização nos actuais moldes. O também autarca mostra-se «determinado em aprovar o novo figurino que vai reger a festa no futuro». As alterações advêm da constatação de que o actual modelo se mostra pouco adequado às ambições dos foliões que, entretanto, se organizaram no Movimento P’ró Carnaval de Ovar.
Numa das últimas reuniões da Assembleia Municipal de Ovar do último mandato, a proposta de alteração dos estatutos da Fundação do Carnaval chegou mesmo a subir à discussão mas o órgão optou por não decidir naquela ocasião, adiando a apreciação para depois de Outubro. O projecto deve ser aprovado no órgão deliberativo no próximo mês de Janeiro, mas só entrará em vigor para o Carnaval de 2007.
Mas a máquina não pára, estando já a preparar-se o Carnaval de 2006 foi necessário renovar o protocolo de colaboração com a autarquia.
Na reunião, os vereadores da oposição apresentaram uma série de recomendações, defendendo, por exemplo, a «promoção de uma estratégia de marketing ambiciosa, de forma a cativar mais visitantes e explorar todo o potencial do Carnaval enquanto cartaz turístico».
Álvaro Santos pensa que é necessário «recuperar a projecção para o exterior», apontando que a solução poderia passar pela instituição de um prémio anual para os melhores trabalhos – escrito, radiofónico e televisivo – realizados a propósito do Carnaval de Ovar».
Outro ponto importante, segundo os «laranjas», passa pela «definição de um novo protagonismo para o centro de Ovar e para os seus espaços comerciais, através de uma redefinição do percurso do cortejo, entre a nova Avenida e o centro, de forma a recuperar o ambiente vibrante do passado». O vereador que é líder da concelhia «laranja» também sugeriu a receita: «Decoração dos principais espaços públicos da cidade (praças, rotundas, jardins) com peças criadas para o efeito ou repescadas no património dos Carnavais passados». Posteriormente, continuou, «poderia ser editado um roteiro dos locais intervencionados, como sugestão de passeio». Para o autarca, que ainda recentemente se candidatou à presidência da Região de Turismo da Rota da Luz, uma acção deste tipo, se eficazmente divulgada, chamaria visitantes a Ovar não apenas durante os dias dos desfiles de Carnaval, mas durante todo o tempo em que os elementos decorativos se encontrassem expostos.

A Aldeia do Carnaval

Contudo, acrescentou, «o sonho comum de toda a população do Concelho de Ovar passa pela efectiva concretização da Aldeia do Carnaval, um lugar que acolhesse condignamente as sedes de todos os grupos, onde as ideias e os recursos pudessem fluir e ser partilhados, um lugar que congregasse todos os protagonistas do carnaval vareiro, reforçando o espírito de convívio próprio da época».
O vereador José Américo até concorda com as ideias do PSD, mas argumenta que «não são novidade». O projecto da Aldeia do Carnaval está há muito tempo nos seus planos, mas as dificuldades financeiras não deixam avançar. Quanto ao resto, o líder da Fundação deixou um repto: «Convido os vereadores do PSD a virem voluntariamente e a disponibilizarem do seu tempo para trabalharem graciosamente para nos ajudarem a construir um Carnaval melhor». «É que a Fundação do Carnaval de Ovar é um organismo supra-partidário», concluiu.

Sem comentários: