sexta-feira, dezembro 30, 2005

Investvar abre mais
fábricas no estrangeiro


Segundo informações prestadas por Artur Duarte, presidente do grupo, o investimento é de cerca de cinco milhões de euros. A maior parte da produção de calçado na Índia tem como destino os Estados Unidos da América, combatendo, assim, a concorrência da China e do Brasil.
Artur Duarte explicou ao Jornal de Negócios que a produção própria na Índia não é incompatível com os contratos de subcontratação que mantém com fornecedores de gáspeas (parte superior do calçado, que é depois acabado em Portugal) daquele país.
A fábrica de calçado na Índia tem a primeira produção (experimental) prevista entre Maio e Julho de 2006, sendo que já no próximo mês os quadros intermédios estarão no grupo Aerosoles, em Portugal, a frequentar acções de formação por um período de quatro meses. Quanto à unidade de solas, poderá começar a laborar em meados do próximo ano.
Recorde-se que a Aerosoles também conta com uma fabrica de calçado na Roménia (tem 90% da parceria) e está a estudar o mercado angolano, para onde tem pensada a montagem de calçado e de chinelos, possivelmente em Luanda, a partir de componentes fornecidos por algumas das empresas industriais do grupo.
Quanto à evolução do negócio industrial em 2005, Artur Duarte refere que ainda não tem números precisos, mas "deverá estar ao mesmo nível do ano transacto" (ultrapassou os 50 milhões de euros).
Além das sete fábricas que possui em Portugal, o grupo Investvar também recorre à subcontratação no território nacional, China, Brasil e Índia. Em 2004, o volume de negócios acumulado do grupo ultrapassou os 160 milhões de euros. («Aveiroempreendedor»)

Sem comentários: