segunda-feira, dezembro 12, 2005

Presidenciais
Associação está a investigar
se agressor de Soares é membro


A Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra disse hoje estar a averiguar se o homem que agrediu Mário Soares é seu associado e caso seja admitiu avançar com um inquérito que pode levar à sua expulsão.
Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra (APVG), António Basto, disse estar a averiguar se o ex-combatente que domingo insultou e agrediu o candidato presidencial Mário Soares é de facto associado e se isso se verificar será levantado um auto de averiguação.
O Público noticia hoje que o homem pertence à Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra e o Correio da Manhã, que identifica o agressor como sendo Augusto Rodrigues da Silva, de 65 anos, acrescenta que este exerce serviços na Misericórdia de Barcelos.
O antigo combatente insultou e agrediu domingo em Barcelos o candidato à Presidência da República Mário Soares, apelidando-o de "vigarista" devido ao seu papel na descolonização.
O presidente da APVG, António Basto, adiantou hoje à Lusa que a delegação da associação em Barcelos está a recolher elementos para verificar se o homem é associado.
"Se se provar que é associado será levantado um auto de averiguação que poderá levar à expulsão", disse o responsável.
No entender de António Basto, a "atitude do indivíduo não dignifica os combatentes e é um atentado à democracia".
"Não queremos que estas situações sirvam de exemplo. A associação tem feito um grande esforço para dignificar os ex- combatentes", afirmou.
O homem trazia uma boina com símbolos militares e aproximou-se de Mário Soares quando este passeava pelas ruas do centro da cidade, tendo proferido vários insultos.
"Oh vigarista! Vai assaltar o Banco de Portugal para dar dinheiro aos turras para matarem portugueses", disse o homem, que trazia na mão uma edição do jornal "O Crime" que noticiava o assalto feito em 1967 pela Liga de Unidade e Acção Revolucionária à dependência da Figueira da Foz do Banco de Portugal, que terá rendido 38 mil contos.
Visivelmente nervoso, o ex-combatente aludiu de novo ao dinheiro roubado do Banco de Portugal, dizendo: "Vai mas é tratar dos teus prédios".
O indivíduo aproximou-se então de Mário Soares e atingiu-o com um murro no braço, tendo o candidato sido afastado pela segurança.
Após o incidente, a comitiva de Soares abandonou o local, tendo o candidato dito aos jornalistas que não iria apresentar queixa- crime contra o agressor, por se tratar de alguém "que aparenta ser atrasado mental".(foto «JN»)

Sem comentários: