quarta-feira, dezembro 14, 2005

Cinema: Na antecâmara dos «Óscares»
"Brokeback Mountain", de Ang Lee, lidera nomeações dos Globos de Ouro

O filme "Brokeback Mountain", de Ang Lee, lidera com sete nomeações, incluindo melhor filme dramático e melhor realizador, a corrida à 63ª edição dos Globos de Ouro, cujos nomeados foram anunciados terça-feira em Los Angeles.
A história de amor entre dois vaqueiros recebeu também nomeações de melhor actor para Heath Ledger, melhor actriz secundária para Michelle Williams, melhor argumento, tema original e banda sonora.
Os Globos de Ouro, atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, costuma servir de antevisão do que poderão ser os Óscares, cujos nomeados serão anunciados no fim de Janeiro próximo.
George Clooney lidera o número de nomeações individuais, concorrendo a melhor realizador e argumentista por "Good Night And Good Luck", cuja nomeação como melhor filme dramático também o poderá contemplar, como produtor. Está ainda nomeado para melhor actor secundário em "Syriana".
"Good Nigh And Good Luck" soma quatro nomeações, uma vez que o actor David Strathairn também está nomeado para melhor actor pelo seu desempenho no filme.
Para melhor filme dramático estão ainda nomeados "The Constant Gardener", "A History Of Violence" e "Match Point".
O presidente da Associação da Imprensa Estrangeira, Phil Berk, afirmou que "é a primeira vez na história dos Globos de Ouro em que os candidatos a melhor drama são filmes independentes, realizados por um preço inferior a 30 milhões de dólares".
Na categoria de melhor comédia ou musical estão nomeados "The Producers", "Mrs. Henderson Presents", "Pride & Prejudice", "The Squid and the Whale" e "Walk The Line".
Entre os nomeados para melhor realizador contam-se também Woody Allen e o brasileiro Fernando Meirelles.
Para melhor actor concorrem ainda Russel Crowe, Phillip Seymour Hoffman e Terrence Howard.
As concorrentes a melhor actriz são Felicity Huffman, Maria Bello, Gwyneth Paltrow, Charlize Theron e Ziyi Zhang.
Os vencedores serão anunciados no próximo dia 16 de Janeiro, no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles.

Sem comentários: