terça-feira, dezembro 27, 2005

Carnaval 2006
Cartaz e sambas-enredo
aprovados pela Fundação


Começa a adquirir contornos concretos a edição do Carnaval de Ovar do próximo ano. A Fundação do Carnaval aprovou, esta semana, o cartaz que vai promover os festejos. Um júri constituído por personalidades relacionadas com o carnaval, design e as artes plásticas escolheu a proposta de Alexandra Fernandes.
O cartaz é sempre muito esperado, sendo, inclusivamente, uma honra para quem é escolhido, já que no correr dos tempos, artistas conceituados como Zé Penicheiro ou Emerenciano assinaram cartazes do carnaval vareiro. A vareira é «filha de peixe», já que o pai, o artista Rui Fernandes também já assinou várias obras paradigmáticas para o concelho e ainda a conhecida banda desenhada da história dos Jogos Olímpicos.
Os motivos constantes do trabalho estão no segredo dos foliões porque o cartaz só será oficialmente apresentado quando o programa dos festejos for divulgado. José Américo revelou o Diário de Aveiro que «já existe um programa provisório» e está apenas a ultimar pormenores para proceder à apresentação da edição do Carnaval de 2006, o que deverá suceder após a tradição do cantar dos Reis que também é muito forte na cidade de Ovar.
Levantando um pouco a ponta do véu, foi possível descobrir os temas para os sambas-enredo que as escolas de samba de Ovar vão apresentar nos três dias dos folguedos. A Escola de Samba «Costa de Prata» desfilará na Avenida Sá Carneiro com «A Costa de Prata em Revista». Uma ideia da Comissão Carnavalesca, formada por Orquídea Santos, Cláudia Fardilha, Dora Alves, Sandra Barroso e Bruno Silva. A campeã em título, «Charanguinha», propõe a «Idade Média», da autoria de Sofia Barbosa, como enredo do samba que vai apresentar, ao passo que a Escola de Samba Juventude Vareira promete entrar «No Reino da Verde e Rosa», as cores desta escola vareira. O tema é da autoria da carnavalesca Júlia Borges.
Por fim, a Escola de Samba «Kan-kans», vai desfilar subordinada ao tema «Kolcata», a partir de uma ideia de Bernardo Pinto.
2006 será o último ano em que os folguedos serão organizados nos actuais moldes. O presidente do Conselho de Administração do Carnaval de Ovar, José Américo, que é também autarca, mostra-se «determinado em aprovar o novo figurino que vai reger a festa no futuro». As alterações advêm da constatação de que o actual modelo se mostra pouco adequado às ambições dos foliões que, entretanto, se organizaram no Movimento P’ró Carnaval de Ovar.
Numa das últimas reuniões da Assembleia Municipal de Ovar do mandato anterior, a proposta de alteração dos estatutos da Fundação do Carnaval chegou mesmo a subir à discussão mas o órgão optou por não decidir naquela ocasião, adiando a apreciação para depois de Outubro. O projecto deve ser aprovado no órgão deliberativo no próximo mês de Janeiro, mas só entrará em vigor para o Carnaval de 2007.(texto: «Diário de Aveiro»/foto: «carnaval.ovar.net»)

Sem comentários: