sexta-feira, dezembro 30, 2005

Aposta da Yazaki na Galiza
não afecta unidade local


A anunciada deslocalização da Yazaki Saltano para a região espanhola da Galiza não vai afectar directamente a filial de Ovar. A convicção é do Sindicato das Indútrias Eléctricas do Centro (SIEC). «Se eles vão lá produzir cablagens eléctricas, afectará Serzedo para onde foram deslocadas as linhas de Ovar», explicou Américo Rodrigues, delegado do SIEC.
Notícias recentes davam conta de que o grupo do sector dos componentes automóveis, que têm em fase de execução um processo de desinvestimento ao nível dos seus interesses instalados em Portugal, decidiu investir na implantação de uma unidade na Galiza.
A fábrica será instalada a cerca de 140 quilómetros a Norte do Porto, e vai produzir cablagens eléctricas do mesmo tipo que, no caso português, está a deixar de ser fabricado, especificamente para o Citroën C4 Picasso, dos franceses da PSA.
A informação também colheu os trabalhadores de surpresa, referiu Américo Rodrigues, «pois pensávamos que a deslocalização era para a Eslováquia e a Turquia». Na opinião do sindicalista, «em Espanha, o Governo envolve-se a sério, porque uma situação destas tem que ter motivações políticas, além, claro, da proximidade com os clientes franceses que também pesa». Uma situação, que segundo Américo Rodrigues, contrasta com o caso português «em que nunca recebemos qualquer resposta dos Ministérios do Trabalho e da Economia».

Sem comentários: