terça-feira, dezembro 20, 2005

Yazaki desinveste em Portugal
e aposta na Galiza


Os nipónicos da Yazaki Saltano - grupo do sector dos componentes automóveis - têm em fase de execução um processo de desinvestimento ao nível dos seus interesses instalados em Portugal (com duas unidades produtivas no Porto e em Ovar), mas ao mesmo tempo decidiram investir na implantação de uma unidade na Galiza.
A instalar a cerca de 140 quilómetros a Norte do Porto, a nova unidade vai produzir cablagens eléctricas - precisamente o mesmo tipo de material que, no caso do mercado português, está a deixar de ser fabricado - especificamente para o Citroën C4 Picasso, dos franceses da PSA.
A multinacional é o principal catalizador do ‘cluster’ automóvel galego, que se tem conseguido subtrair aos processos de deslocalização que estão a afectar outras regiões espanholas. Sucessivos governos portugueses tentaram aproximar o ‘cluster’ automóvel Aveiro/Oliveira de Azeméis/Porto do seu congénere de Vigo, na tentativa de as empresas nacionais serem fornecedores privilegiados das multinacionais instaladas na Galiza. O processo correu mal do lado nacional, nomeadamente no que se refere ao Centro de Excelência (CEDP), que deveria fazer a ponte para a Galiza. O CEDP envolveu-se em questões internas relativas ao comando estratégico - com a Agência Portuguesa para o Investimento (API), que chegou a fazer parte do capital do CEDP, a ser muito criticada pelas empresas do sector - e a ligação acabou por nunca se efectivar.
As empresas nacionais perderam assim - pelo menos em parte - a alavancagem liderada pela PSA em Vigo. Só no que se refere aos últimos dois anos, a Yazaki Saltano é o sexto fabricante de componentes a instalar-se no complexo industrial galego e o segundo nipónico, a seguir à Denso Corporation, especializada em sistemas de climatização.
Quanto às repercussões da instalação da unidade da Yazaki sobre as fábricas portuguesas, o DE não conseguiu obter qualquer informação junto do grupo nipónico. Entretanto, fonte oficial adiantou que “os 500 colaboradores das linhas de produção” deslocalizadas “foram realocados” noutras linhas e ‘retidos’ na Yazaki Saltano de Ovar”. No final do ano o grupo terá 1.124 colaboradores na unidade de Gaia e 1.262 na de Ovar.(«DE»)

Sem comentários: