segunda-feira, dezembro 12, 2005

Empresas
Aerosoles projecta abrir mais 50 lojas até 2009

O grupo Investvar estabeleceu como meta abrir mais 50 lojas de calçado Aerosoles até 2009, esperando atingir, neste prazo, as 140 unidades comerciais em todo o mundo.

A área comercial das empresas lideradas por Artur Duarte a partir de Esmoriz, Ovar, representa já dois terços da facturação. 95 por cento da produção é destinada a mercados externos.
“Um dos principais projectos é o desenvolvimento da cadeia de retalho. Vamos acabar este ano com 90 lojas na Europa e queremos até 2009 ter 140”, anunciou o empresário Artur Duarte numa entrevista ao jornal “Vida Económica”.
O presidente da Investvar mostra-se satisfeito com o desempenho comercial. “A dinâmica que impusemos a este projecto faz com ele hoje esteja muito consolidado em muitos dos mercados onde actuamos”, referiu.
No próximo ano, o grupo vai abrir mais duas lojas no Dubai assumido como “um mercado muito interessante para o segmento médio / alto”. A Rússia também figura entre as prioridades da empresa “se resolver alguns problemas de índole financeira”.
As previsões da Investvar apontam para encerrar o ano de 2005 com uma redução de resultados na ordem dos 25 por cento “por força de alguma deslocalização”.
A facturação em 2004 atingiu, no total, 161,3 milhões de euros. Com 1050 trabalhadores (700 em Portugal), está presente em 40 países com 90 lojas próprias e franchisadas. A produção industrial própria é de 9 mil pares por dia. As vendas de pares de calçado rondaram 22 mil por dia.
Reino Unido, Alemanha, França e Grécia são os principais mercados. O design da Aerosoles é feito em Itália, numa subsidiária.
O grupo tem centros de desenvolvimento a trabalhar na China, no Brasil e em Portugal. 35 por cento fabricação é contratada a empresas no exterior, nomeadamente chinesas e indianas. “Tendencialmente, deverá aumentar”, admitiu rtur Duarte.

O percurso de Artur Duarte

Licenciado em Economia, o líder da Investvar começou por ser consultor. Em 1985 criou a Sonivar, uma empresa para comercializar componentes de calçado. Dois anos depois, fundou a DCB que começou a fabricar calçado para a americana Aerosoles.
A inovação de Artur Duarte foi lançar um produto diferenciado, baseado num sistema de produção inédito na altura, que permitiu bons ganhos de produtividade e baixos custos de investimento.
Em 1992, obteve os direitos para comercializar a marca para a Europa e Extremo Oriente. E desde 2004, tem direito de preferência na aquisição da marca americana.
A partir de 2001, a Investvar diversificou as suas actividades com investimentos no turismo. A Aerosoles faz parte da SAD Ovarense Basquetebol. (in «noticias de Aveiro»)

Sem comentários: