terça-feira, dezembro 20, 2005

Já foi ao Alqueva?
Google Earth permite viagem virtual
pela área de influência da barragem


A empresa gestora da Barragem de Alqueva anunciou hoje que já tem disponível, através do seu Portal de Mapas na Internet, uma ligação ao site Google Earth, que permite "navegar" virtualmente pela área de influência do empreendimento.
Segundo a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA), a ligação possibilita o acesso à informação geográfica actualizada do empreendimento através do Google Earth, um serviço disponível na Internet que fornece imagens satélite da terra em três dimensões (3D).
"O objectivo é permitir que o público nacional e internacional possa navegar na área do empreendimento usando uma aplicação extremamente popular, dispensando assim a aprendizagem de outras ferramentas", explica a empresa.
Fonte da EDIA explicou hoje à Agência Lusa que a aplicação permite conhecer, através de imagens e dados disponíveis em legendas, a situação actual e os planos de construção das infra-estruturas que compõem o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).
Entre os dados disponíveis, incluem-se mapas e imagens em 3D e informações das barragens e respectivas albufeiras, dos canais de distribuição da água e áreas de regadio, das localidades e das aldeias ribeirinhas das albufeiras de Alqueva e de Pedrógão e da rede rodoviária.
A informação apresentada é a mesma que é utilizada nos diversos serviços da EDIA, sendo, por isso, a "mais actual possível".
Para poder visualizar estes mapas, o utilizador tem que descarregar e instalar previamente, no seu computador, a aplicação Google Earth, disponível gratuitamente em http://earth.google.com. Depois, terá que aceder ao Portal de Mapas da EDIA, disponível no site da empresa, em www.edia.pt.
Uma vez aqui, basta aceder às ligações para uso no Google Earth, em Português e Inglês, e a aplicação é iniciada no computador com a informação do EFMA pronta a navegar.
O Google Earth é um serviço que combina imagens de satélite, mapas e as ferramentas de pesquisa do motor de busca Google, criando um sistema de informação geográfica global.
Esta aplicação, que os responsáveis do Google apelidam como "um interface 3D para o planeta", permite ver imagens detalhadas e em três dimensões da superfície do planeta.
As imagens por satélite disponibilizadas por esta aplicação foram bastante utilizadas pelos media para revelar os danos causados pelo furacão Katrina, que devastou a cidade de Nova Orleães, nos Estados Unidos da América.

Sem comentários: