quarta-feira, outubro 19, 2005

Milhares de burlas com falsos seguros
Vareiros caíram no «conto-do-vigário»

A GNR apreendeu duplicados de livros de contratos em que se faziam os falsos seguros, admitindo-se uma «burla gigantesca», que durava há cerca de três anos, tendo sido lesadas pessoas de Ovar, Porto, Oliveira de Azeméis, Amarante, Paredes, Fafe, Guimarães e Vila Real, mas também corporações de bombeiros, clubes desportivos e empresas particulares.
Entre os lesados há igualmente a maioria dos angariadores da falsa seguradora, a Sevencare, porque alguns não receberam as comissões, enquanto outros tiveram mais sorte e ganharam parte das percentagens.
Numa primeira fase, o suspeito, de 41 anos, com várias referências policiais, começava a dar formação profissional na área dos seguros, aos jovens desempregados que escolhia, a partir de anúncios para candidatos a emprego, após o que os lançava como angariadores, prometendo-lhes boas comissões, para além de progressão na empresa.
«Era um homem muito bem aparentado, que aparecia sempre com boas roupas e a fumar cachimbo, convencendo mais facilmente as vítimas», como referiu fonte da GNR. «Imagine-se a situação em que ficaram os chefes de família que confiaram estar seguros, pagando contratos, para si e para as suas famílias, pensando que em casos de morte ou de acidentes pessoais estariam cobertos».
A GNR apelou a todas as vítimas que apresentem queixas, de modo a poderem ser ressarcidas dos prejuízos, além de permitir apurar melhor a extensão e o montante das burlas.
O Tribunal de Amarante determinou-lhe o pagamento de uma caução de 30 mil euros e proíbe ainda o arguido de se deslocar ao concelho.

Sem comentários: