domingo, outubro 23, 2005

Gripe das Aves
Município adopta medidas de biossegurança

A Câmara Municipal de Ovar vai adoptar medidas de biossegurança na sequência das informações veiculadas pela Direcção Geral de Veterinária. Ponderada a situação de saúde pública e minimização de uma eventual pandemia provocada pela gripe das aves, o executivo camarário apreciou uma proposta de medidas técnico-sanitárias a implementar no concelho de Ovar, apresentadas pelos serviços médico-veterinários da autarquia, e decidiu promover desde já uma reunião em articulação com a delegação de saúde de Ovar para definição e validação destas medidas.
Sucede isto numa altura em que o vírus detectado num pato morto na Suécia não é o H5N1, o mais grave da gripe das aves, noticiou a agência sueca TT, citando a Direcção Nacional da Agricultura.
"O pato que morreu em Eskilstuna (ocidente de Estocolmo) não era portador de uma variante atenuado do vírus, segundo os resultados das análises do Instituto Veterinário Nacional", noticiou a agência.
"Isto implica que o vírus agressivo da gripe das aves detectado na Ásia e na Rússia e que atingiu a Roménia e a Turquia não estava presente neste pato", prossegue o despacho da TT, esclarecendo que a informação foi comunicada pela Direcção Nacional da Agricultura.

1 comentário:

Alfredo de Sousa disse...

E os patos da D. Esmeralda? Continuam à solta??? É preciso tomar medidas. Coloquem, de imediato, os patinhos de quarentena. E, no entretanto, aproveitem para limpar o que eles sujam todos os dias.