quinta-feira, outubro 27, 2005

Futebol / Taça de Portugal / rescaldo da 4ª eliminatória
Oliveirense salva a honra aveirense
União de Lamas, Ovarense e Feirense eliminados

Ao derrotar o «carrasco» do Beira-Mar na eliminatória anterior, a Oliveirense passou a ser a única equipa do Distrito de Aveiro em prova na Taça de Portugal. Ovarense e Feirense também foram eliminados

O equilíbrio entre os vários campeonatos do futebol português ficou mais uma vez bem expresso na quarta eliminatória da Taça de Portugal, com várias as equipas de escalões inferiores a derrotaram clubes teoricamente mais fortes.
No rescaldo da quarta eliminatória, e no que concerne às equipas do distrito de Aveiro, o destaque vai obviamente para a Oliveirense, por ter sido a única que conseguiu ganhar e assim permanecer em prova. A jogar em «casa», a formação de Oliveira de Azeméis, confirmou o bom momento que atravessa (é líder da Série C da II Divisão) e derrotou o União de Lamas, que na «ronda» anterior tinha eliminado o Beira-Mar.
Quanto à Ovarense e Feirense, ambas da Liga de honra, tiveram a mesma sorte, ou seja, perderam e deixaram de sonhar com uma hipotética presença no Jamor.
A Ovarense não conseguiu contrariar os maus resultados que tem vindo a protagonizar na Liga de honra, não evitando uma derrota no campo do Lagoa, conjunto que apesar de militar na terceira divisão, já tinha eliminado o Maia, também da Liga de honra.
Quanto ao Feirense, continua a viver o estigma dos jogos em «casa». A equipa de Francisco Chaló sofreu o golo do empate em cima do minuto noventa, acabando por perder com o Pinhalnovense, que não acusou o facto de ter despedido uns dias antes o carismático treinador espanhol Paco Fortes.

Muitas surpresas

Nas restantes partidas, há assinalar a vitória do detentor do troféu, Vitória de Setúbal, em Fafe (0-1) e a eliminação de quatro equipas da Liga: Leiria (derrotado pelo Braga apenas no prolongamento), Penafiel (humilhado na Lixa), Gil Vicente (eliminado pela Académica) e Belenenses, que perdeu na Vila das Aves e já vai em cinco derrotas consecutivas.
Curiosamente, os três «grandes» do futebol português venceram equipas da Liga de honra, mas estas, apesar de derrotadas, provaram mais uma vez a qualidade do futebol que se pratica naquele que é o campeonato mais competitivo em Portugal. O Leixões, a jogar no Bessa, só não conseguiu «parar» Simão Sabrosa; o Porto venceu o Marco com um golo solitário de Ivanildo; e o Varzim perdeu em Alvalade num jogo em que o árbitro Lucilio Batista voltou a não estar bem.

Pedro Neves

Sem comentários: