terça-feira, outubro 25, 2005

Gripe das Aves
Homem internado na Feira foi medicado
para a doença mas "por precaução"


O homem internado segunda-feira em Santa Maria da Feira depois de várias das suas galinhas terem aparecido mortas, recebeu uma dose do medicamento contra a gripe das aves, por precaução, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.
Um homem com cerca de 60 anos está internado desde segunda- feira no hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, depois de várias das suas galinhas terem morrido por causas ainda desconhecidas.
O director do Hospital, Hugo Meireles, disse à agência Lusa que "apenas para sossegar o doente e para não provocar alarme foi administrado ao doente uma dose de Tamiflu", o medicamento que trava o avanço da estirpe H5N1 da gripe das aves.
O homem, que deu entrada no hospital com uma "banal constipação", estava assustado devido à coincidência dos seus sintomas com a morte das suas galinhas, adiantou a fonte hospitalar.
O "doente está isolado e não tem qualquer sintoma de alarme", disse também Hugo Meireles.
De acordo com o responsável, antes de ser administrada o medicamento por precaução o homem foi sujeito a análises, que foram enviadas para o Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e cujos resultados deverão ser conhecidos hoje.
Mais importante que este resultado é o resultado das análises que a Direcção Geral de veterinária está a fazer aos animais que apareceram mortos, acrescentou a fonte.
Sobre este caso, o director-geral de Saúde, Francisco George, recusou falar em gripe das aves mas disse que o dono das galinhas foi internado como "medida de diagnóstico precoce e protecção".

Sem comentários: