quinta-feira, outubro 27, 2005

«Ovarvídeo» abre com Shynola

O colectivo «Shynola» é um dos pólos de atracção do décimo Festival de Vídeo de Ovar – Ovarvídeo, que arranca esta noite no cine-teatro de Ovar. «Shynola» é a designação colectiva pela qual são conhecidos Gideon Baws, Chris Harding, Richard Kenworth e Jason Groves. Dito assim este grupo de nomes pode não querer significar nada, mas a verdade é que este colectivo é “só” uma das forças criadoras mais inovadoras, invulgares e criativas na realização de vídeclips.
Os trabalhos para Radiohead, Stephen Malkmus, Morcheeba, Queens of the Stone Age e Beck, entre outros, ou as campanhas para a Nike, Footlocker e Playstation, asseguram-lhes a posição hoje ocupada.
Mas a grande prova de vitalidade do certame está na apresentação das 38 obras (das 143 inscritas) a concurso na «Competição Nacional» que arranca amanhã, a partir das 21h30 horas. O júri de pré-selecção, composto por Miguel Moreira, Rodrigo Affreixo e Teresa Nicolau, escolheu as seguintes obras para a competição nacional: «Viagem ao íntimo», de Vânia Sousa, Hélder Cunha e Vivianne Nascimento, «Um homem», de Laurent Simões, «The scream», de Paulo Neves, «Words and thoughts in RGB», de Eduardo Morais de Sousa, «Com uma sombra na alma», de Fernando Galrito e João Ramos. Outros vídeos para ver amanhã: «Cacto», de Paulo Abreu, «MeVivMo», de Ricardo Freitas, «Lusco-Fusco», de Ricardo Freitas, «A film about us»,de Pedro Lino, «How I feel», de Gonçalo C. Luz, e «Respeito é evolução», de Adriano Mendes.
O Ovarvídeo, que se estende até 30 de Outubro integra na sua programação, além das sessões competitivas, «workshops» sobre escrita e edição de vídeo.

Sem comentários: