quinta-feira, outubro 13, 2005

Festival Nacional de Vídeo
arranca a 27 de Outubro


O Ovarvídeo - Festival Nacional de Vídeo de Ovar vai realizar-se entre 27 e 30 de Outubro e integra na sua programação, além das sessões competitivas, "workshops" sobre escrita e edição de vídeo, anunciou hoje a organização.
As acções de formação serão orientadas pelo professor, argumentista e dramaturgo Virgílio Almeida, no caso da "Escrita do Guião para curtas-metragens", e por Sérgio Gomes, sobre "Edição não linear".
Virgílio Almeida abordará os fundamentos do guião cinematográfico, enfatizando as especificidades do argumento e dos diálogos nas curtas-metragens.
A metodologia proposta é uma combinação de análise e discussão de estudos de caso e a realização de exercícios que permitirão aos participantes percorrer as várias fases do processo de escrita do guião, desde estruturar uma ideia, a redigir uma sinopse, a desenvolver a caracterização dos personagens e a testar diálogos.
Será também abordado o panorama actual da criação de curtas- metragens, cursos de formação disponíveis e os apoios do ICAM ao desenvolvimento e à produção.
O "workshop" sobre "Edição não linear" tem como objectivo dotar os alunos participantes de ferramentas de trabalho que lhes permitam manipular a imagem de forma a atingir determinados objectivos cénicos.
Pretende-se igualmente abordar as diferentes possibilidades da imagem através de distintas ferramentas, facultar noções da interacção da imagem e do vídeo com outros elementos gráficos e manipular vídeos através do tratamento de imagens e efeitos.
As sessões competitivas, dedicadas exclusivamente à produção nacional, integram a exibição dos vídeos seleccionados a concurso, com a duração máxima de 30 minutos.
Paralelamente serão exibidos alguns dos vídeos premiados nas nove edições do festival.
O festival é organizado pela autarquia local.

Sem comentários: