domingo, outubro 16, 2005

Constelação de estrelas quer regressar aos títulos
É proibido não ganhar

Esta deverá ser a palavra de ordem. Após a agressividade nas contratações durante o defeso, que permitiu a vinda para Ovar de alguns dos melhores jogadores a actuar em Portugal - Heshimu Evans, Ian Stanback, Jarret Stephens, Ike Nwankwo e Nuno Perdigão -, a ordem é para ganhar títulos, de modo a inverter os insucessos
passados. É que exceptuando a conquista do Torneio dos Campeões em 2004, é preciso recuar até Setembro de 2001 para ver um título da Ovarense, na altura, a Supertaça.
Henrique Vieira tem assim um Dreamteam à disposição, querendo também ele inverter a tendência de chegadas a finais. É que em 13 finais de competições que atingiu enquanto treinador, apenas ganhou três: Taça da Liga, Taça de Portugal e Supertaça, em 2003 com a Oliveirense, tendo perdido já cinco finais do campeonato.
Contudo, não foi fácil este início de época para a Ovarense que, em duas finais realizadas acabou por perder ambas - Torneio dos Campeões contra o FC Porto e Supertaça contra o Queluz -, ainda que haja três troféus em disputa.
A isto é preciso juntar a aus~encia de Ian Stanback, a contas com uma suspensão de 60 dias por parte da federação de basquetebol que tem impedido o português de dar o seu contributo aos vareiros.
A época de 2005/06 poderá ser então uma temporada de conquistas em Ovar, mais a mais porque será no próximo ano que a Arena Multiusos da cidade ficará concluída, substituindo o velhinho mas escaldante Pavilhão Dr. Raimundo Rodrigues.
Com nomes consagrados como Heshimu Evans ou Jarret Stephens, a liderarem o conjunto em termos de pontos, sob a batuta de Nuno Perdigão e Fernando Neves, que terão mais oportunidades este ano, enquanto se espera que Ben Reed, o atirador contratado para o lugar do «filho pródigo» Jaime Silva confirme as suas credenciais de marcador.
A Ovarense Aerosoles inicia hoje a sua participação na Liga TMN, com uma deslocação ao Barreiro, onde vai defrontar, o Barreirense, às 18 horas..


Orçamento: 525 mil euros
Época 2004/05: 2.º classificado e finalista vencido no play-off (24v-8d na fase regular)
Palmarés:
1 campeonato da Liga
1 campeonato da federação
2 taças de Portugal
3 taças de Portugal
5 Supertaças

A figura
Evans, o conquistador

Chegou, viu e ganhou. O posante extremo foi o jogador, ainda em actividade na LCB, a conquistar tudo em Portugal, em apenas quatro anos. A juntar a isso, só mesmo os prémios de MVP que já conquistou, incluindo dois na fase regular. Desde que chegou a Portugal, em 2001, Heshimu Evans fez logo a diferença, notabilizando-se como um all around (extremo, poste-baixo ou base), atingindo facilmente a fasquia das dezenas em pontos, ressaltos faltas provocadas, a que junta sempre meia dúzia de assistências ou um par de roubos de bola.
O regresso a Ovar foi entusiasmante para a equipa, que ainda se recorda da última passagem de Evans na segunda metade da época 2002/03 e a recordação negra de o deixarem partir para o FC Porto, tendo opção sobre ele. O resultado: Mu conquistou tudo com os portistas!

Sem comentários: