terça-feira, outubro 11, 2005

Corridas em Patins
Pedro Nunes candidato
a «Treinador do Ano»


A colecção de títulos individuais e colectivos que a secção de patinagem do CCRV tem vindo a coleccionar nos últimos cinco anos valem uma nomeação para «Treinador do Ano» para Pedro Nunes

O treinador da secção de patinagem do Centro Cultural e Recreativo de Válega, Pedro Nunes, acaba de ser indicado para «Treinador do Ano» pela Federação de Patinagem de Portugal.
Este prémio, designado por «Mérito Desportivo Prestígio» é instituído pela Confederação do Desporto de Portugal, tendo Pedro Nunes sido indicado pelo «empenho, estudo e dedicação que coloca no desempenho da sua actividade, para além do exemplo extremamente positivo na defesa dos princípios e valores do espírito desportivo».
Esta inesperada indicação, que colheu o próprio e toda a Secção Autónoma de Patinagem do CCRV de surpresa, é considerada como mais um reconhecimento nacional da qualidade do trabalho desenvolvido em Válega, no concelho de Ovar, no âmbito da promoção e divulgação da patinagem e da formação de jovens através da prática desportiva.
A indicação para «Treinador do Ano» coincide com 25 anos de ligação à patinagem de Pedro Nunes que considera o facto «muito importante porque coloca Válega no mapa».
À semelhança do que acontece com outras localidades, como Serpa ou Lagos, onde há projectos interessantes a serem desenvolvidos no âmbito da patinagem, disse ele ao «Diário de Aveiro», «é bom que se saiba que em Válega também estamos a crescer em qualidade».
Pedro Nunes está agora apostado num projecto que envolve as escolas da região, mas ainda se lembra dos primeiros passos dos patins em Válega. A secção de Patinagem do CCRV nasceu em Assembleia Geral da colectividade, realizada no dia 19 de Dezembro de 1999. «Éramos 16 pessoas na direcção», recorda. Apenas dois meses volvidos, «a 14 de Fevereiro de 2000, fazíamos a primeira apresentação em patins com 60 crianças em acção». Em Junho desse ano, os patinadores apresentavam-se no Campeonato Nacional realizado em Pardilhó, no concelho de Estarreja, «ainda com patins de plástico». Escusado será dizer que os resultados não foram nada de especial, mas foram animadores e deram força para continuar.

História de sucesso

Hoje, «cinco anos volvidos, 22 títulos colectivos e 18 individuais depois», o trabalho que foi levado a cabo por um punhado de gente sonhadora cresceu e deu frutos. «Hoje, tenho um grupo de atletas muito bom», gaba-se em jeito de advertência à concorrência.
Numa altura em que a modalidade se encontra na expectativa de poder vir a tornar-se olímpica já nos Jogos de 2012, Pedro Nunes destaca um feito que lhe dá esperança de poder estar lá. «Em Gijón, muito recentemente, pela primeira vez uma equipa colocou quatro atletas nos quatro primeiros lugares».
Entretanto, Pedro Nunes gostaria de passar esta primeira fase de acesso à 10.ª Gala Anual do Desporto. Para isso é necessário recolher o maior número de votos via Internet. Para isso, é preciso aceder ao site
http://www.tvcabo.pt/Forms/GalaDesporto/GalaDesporto.aspx mas, antes de se chegar ao Treinador do Ano, tem de se votar, igualmente, no Atleta do ano Feminino e masculino. A indicação, na disciplina de Corridas em Patins, de Pedro Nunes, para “Treinador do Ano” surge entre 30 outras indicadas por algumas das 71 Federações que compõem a Confederação do Desporto de Portugal.
Das corridas em Patins, são ainda indicados Célia Gonçalves e Marcelo Macedo, da Casa do Povo da Madalena, Pico, Açores, para atletas do ano.
Estes atletas e treinadores de desportos, considerados amadores, concorrem em igualdade de circunstância com profissionais, como o treinador de futebol do Sporting Clube de Portugal, José Peseiro. No próximo dia 24, serão divulgados os resultados. (in «Diário de Aveiro» de hoje)

Sem comentários: