quinta-feira, outubro 20, 2005

Greve da Função Pública
Adesão acima dos 50 por cento

A adesão à greve de hoje na Função Pública vari a entre os 50 por cento a nível global no Centro Hospitalar da Cova da Beira e o s 100 por cento nas urgências de vários hospitais, anunciou fonte sindical.
A paralisação iniciou-se às 00:00, pelo que os primeiros efeitos se faz em sentir no sector da Saúde, com a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSFP), que convocou a greve, a anunciar adesão total nas urgências dos hospitais de São Francisco Xavier, Santa Maria, Curry Cabral, todos em Lisboa, e de Faro e no Centro Hospitalar da Cova da Beira.
No Hospital de S. José, Lisboa, o nível da adesão foi de 97 por cento n as urgências e atingiu os 66 por cento no mesmo sector do Hospital de Castelo Br anco, enquanto nos internamentos do Hospital Miguel Bombarda, Lisboa, a paralisa ção foi de 80 por cento.
O Ministério da Saúde só disponibilizará hoje o seu levantamento da adesão à greve, que começou pouco antes da meia- noite em algumas unida des de saúde.
A paralisação visa contestar a alteração do estatuto de aposentação e, segundo os sindicatos, deverá fazer-se sentir sobretudo na adesão à manifestação convocada para hoje à tarde, entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da Repúbl ica.
Na sexta-feira, o Parlamento vai discutir a revisão do Estatuto de Apos entação.
A greve de hoje foi convocada só pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, afecta à CGTP.

Sem comentários: