segunda-feira, outubro 24, 2005

Gripe das Aves
Portugal só tem 1.100
doses de tratamento


Portugal tem actualmente 1100 doses de tratamento, do anti-viral "Oseltalmivir", para o eventual contágio humano da gripe das aves. Este é o stock que Portugal tem disponível, e que poderá ser utilizado já «amanhã», se necessário. O primeiro reforço destas cápsulas de 75 mg, cerca de 10 mil, chega já em Janeiro do próximo ano. O Plano de Contingência para a gripe aviaria foi actualizado e reorganizado, pela Direcção-Geral de Saúde. A probabilidade de o vírus chegar nos próximos dias a Portugal é muito reduzida.
Portugal está actualmente, à semelhança dos congéneres europeus, no nível três de alerta o que quer dizer que existe o risco de infecção humana, mas não foi detectada transmissão pessoa-a-pessoa. O director-geral de Saúde, Francisco George explicou aos jornalistas que mesmo que surjam amanhã casos de aves infectadas pela gripe aviaria, em Portugal, só haverá passagem para a fase quatro quando o vírus actual sofrer uma mutação e passar a ser transmitido de homem para homem.
Para fazer face ao actual risco que os portugueses enfrentam, o Estado tem na Reserva Estratégica de Medicamentos, 1100 doses de tratamento que, no caso de vir a ser detectada alguma ave infectada, podem vir a ser administradas nos grupos de risco. O director-geral de Saúde garantiu ainda que o próximo reforço do stock existente chega em Janeiro de 2006 e serão doses de tratamento para 10 mil doentes. No segundo semestre do próximo ano, como fora anunciado, chegarão por navio e em contentores os dois milhões e meio de doses.

Sem comentários: