terça-feira, outubro 25, 2005

Gripe das Aves
Resultados análises a aves mortas
em Peniche foram negativos


As oito galinhas recolhidas em Santa Maria da Feira estão a caminho do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, que quarta-feira vai divulgar os resultados, e a capoeira onde foram encontradas mortas está selada.
O resultado das análises feitas às aves encontradas mortas, segunda-feira em Peniche, foi negativo quanto à contaminação pelo vírus da gripe das aves, informou hoje o presidente da Comissão de Acompanhamento da Gripe Aviária. De acordo com Agrela Pinheiro, relativamente ao proprietário de uma capoeira em Santa Maria da Feira, internado no Hospital são Sebastião, este não apresenta qualquer indício clínico de que tenha contraído a doença e os resultados das análises realizadas às galinhas encontradas mortas serão divulgados quarta-feira.
"Apesar do quadro clínico do cidadão internado no hospital São Sebastião em Santa Maria da Feira não sugerir qualquer doença relacionada com a gripe das aves, as autoridades de saúde decidiram, tendo em conta o contexto epidemiológico, isto é, a posse de aves supostamente doentes de causa desconhecida, interná-lo para exames de diagnóstico", afirmou o também o director-geral de Veterinária em conferência de imprensa.
Agrela Pinheiro disse também que "todas as análises laboratoriais realizadas a aves marinhas, incluindo as mais recentes encontradas mortas em Peniche, Setúbal e Sesimbra, deram resultados negativos", quanto à presença do vírus da gripe das aves.
Segundo Agrela Pinheiro, tem sido detectada uma "mortalidade anormal em pombos e rolas, mas as análises efectuadas à presença do vírus da gripe aviária têm sido negativas".
"As análises aos cadáveres dessas aves têm revelado alguns casos de infecção pelo vírus da doença de Newcastle, cujos sintomas e lesões são semelhantes aos da gripe aviária. Contudo, não se trata de uma doença transmissível aos humanos", acrescentou.
Para Agrela Pinheiro, "no âmbito da saúde pública não há motivo para alarme ou preocupação".

Sem comentários: