quinta-feira, outubro 13, 2005

Manuel de Oliveira vence
sem margem para dúvidas


O socialista Manuel de Oliveira venceu com maioria absoluta (41, 19%) em Ovar, batendo o social-democrata, Álvaro Santos (34,95%), que obtém resultado pior do que Lourdes Breu (34,99%) há quatro anos.
Os socialistas só não venceram em Esmoriz, - onde os Independentes arrecadaram maior número de votos -, Ovar e Cortegaça, onde o PSD saiu vencedor. É curioso verificar que os Independentes Pelo Concelho (IPC) se tornaram, no domingo, na terceira maior força do concelho.
Manuel de Oliveira tomou posse da presidência da Câmara Municipal de Ovar, há sensivelmente, meio ano, quando Armando França rumou à Assembleia da República. No domingo, o antigo vereador da Cultura viu a sua liderança legitimada pelo voto popular. Apesar da campanha agressiva do PSD de Álvaro Santos, Manuel Oliveira obteve a maioria absoluta, oferecendo um quarto mandato consecutivo ao PS.
Mas esta vitória aconteceu num «contexto particularmente complicado, quer em termos nacionais, quer locais». Quando tomou posse, o PS de França estava desgastado, se fosse a votos dificilmente ganharia. «E em termos nacionais, a conjuntura não era mais fácil», salientando o presidente reeleito «o contributo e envolvimento de uma equipa que permitiu a obtenção deste resultado».
A todos agradece, enviando até algumas palavras de reconhecimento à oposição, «embora, em determinadas ocasiões, não merecesse as atitudes menos próprias de que fui alvo», lamentou.
O resultado obtido – uma maioria sem margens para dúvidas – confere-lhe «uma responsabilidade acrescida para com todos os munícipes que em mim depositaram uma grande esperança». A eles, Manuel de Oliveira dá a sua palavra: «Podem contar comigo na defesa intransigente dos interesses da comunidade».
O candidato «laranja», Álvaro Santos, manteve-se incontactável nos últimos dias, apesar de insistentes tentativas feitas pelo «Diário de Aveiro» para o ouvir.(in «DA», de ontem)

Sem comentários: