domingo, outubro 30, 2005


Hora de Inverno
Portugal e Europa atrasaram relógios em 60 minutos

Portugal e o resto da Europa entraram na "hora de Inverno", fazendo atrasar os relógios 60 minutos numa medida destinada a poup ar energia.
Às 02:00 em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira os ponteiros ou as indicações digitais dos relógios recuaram para as 01:00 e na Região Autónoma dos Açores quando se registarem 01:00 os ponteiros andaram para trás até às 00:00.
"A hora muda a nível europeu por decreto de lei sendo alterada no mesmo dia e no mesmo instante em todos os países membros", lembrou, à agência Lusa o professor Rui Jorge Agostinho do Observatório Astronómico de Lisboa.
As razões da alteração da hora são históricas e datam da I e II Guerras Mundiais altura em que a economia energética o exigiu.
Adaptaram-se as horas à quantidade de luz existente durante o dia para que "houvesse uma economia do combustível", explicou o especialista.
Segundo o professor Rui Agostinho, a mudança da hora não afecta o Sul da Europa nomeadamente Portugal porque existe uma grande simetria entre o número de horas do dia e da noite.
Mas no norte, as diferenças tornam-se significativas tendo em conta que às 15:00, no Inverno, começa a escurecer o que pode afectar a actividade nesses países.

Sem comentários: