segunda-feira, outubro 31, 2005

Câmara de Ovar promete "intransigência"
na defesa dos interesses municipais


Novo executivo tomou posse de olho no "desenvolvimento qualitativo" e deixou alerta à Refer, à Simria e aos Ministérios da Defesa e dos Transportes. («Público»)
Proposta para hoje

Ficar esta noite sozinho em cada a ver este filme...
Presidenciável?


Afinal, ainda há esta opção...
Na Junta de Freguesia de Ovar
CDU tem acordo de princípio com PSD

Na sequência da tomada de posse da nova Assembleia de Freguesia
de Ovar, foi eleito um novo executivo da Junta composto por 4 membros do PSD e
um da CDU. Ou seja, a CDU volta a estar presente na Junta de Freguesia de Ovar, após ter chegado a um acordo de princípios com o PSD.
Ao aceitar este desafio, a CDU reafirma o mesmo argumento que esteve na
base do acordo realizado com o PS há 4 anos em Ovar e S. João: "está na
política, fundamentalmente, para servir a população". "Foi neste quadro que, de
forma responsável e na base de um acordo de princípio, aceitámos contribuir
para uma solução estável que permitirá governar a Junta durante o próximo
mandato", justificam os comunistas de Ovar.
Para a CDU, esta solução é "seguramente aquela que melhor defende os interesses da freguesia e da sua população".
"Teria sido mais cómodo a CDU ficar na Assembleia de Freguesia para depois
poder criticar à vontade", refere a nota de imprensa, "contudo não é, nem nunca será esta a postura da CDU".
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU reafirma "a justeza e
validade deste acordo" e manifesta a sua esperança num bom mandato que possa
contribuir para o desenvolvimento da freguesia de Ovar.
A propósito da polémica em torno (do fim anunciado) das regalias dos autarcas, o «Expresso» publica, na sua última edição, uma notícia que pretende ser esclarecedora:
Políticos a salvo

Os autarcas que foram eleitos em 9 de Outubro anteciparam a tomada de posse para evitar cair sob a alçada da lei que lhes retira regalias, nomeadamente a contagem a dobrar do tempo de exercício do cargo para efeitos de reforma, um direito até agora reconhecido aos edis com pelo menos seis anos em funções. O esquema foi possível porque a lei, apro­vada a 15 de Setembro, demorou 19 dias a sair da Assembleia da República, levando a que, depois de promulgada pelo PR, apenas fosse publicada exactamente no dia seguinte ao das eleições autárquicas. Ainda assim, se a lei entrasse imediatamente em vigor, no dia 10, seria impossível aos autarcas antecipa­rem-se aos seus efeitos. Só que nem o Gover­no nem a AR se lembraram de determinar que a Lei 52-A/2005 vigorasse no dia da publi­cação, ao contrário do que aconteceu quan­do, por várias vezes, se conferiram novos di­reitos aos políticos.
Não tendo aposto qual­quer artigo sobre a entrada em vigor, funcio­na a «vacatio legis» de cinco dias no Continente e 15 nas Regiões Autónomas. Évora e Celorico de Basto estão entre os casos dos que conseguiram tomar posse antes, numa pressa inédita cuja explicação deixa muitas dúvidas. Também em Braga, o novo executi­vo de Mesquita Machado tomou posse em tempo recorde, a 15 de Outubro.
Mas, pior do que isso, muitos autarcas acreditam que a lei só entrará em vigor a 1 de Novembro. Porque o Estatuto dos Elei­tos Locais, republicado em anexo no final da Lei 52-A/2oos, conserva o artigo 28º que , determina: «A presente lei entra em vi­gor no dia 1º do mês seguinte ao da sua publicação). Por causa deste artigo, uma «febre» de tomadas de posse assolou o país. Em Lisboa (ver caixa), Carmona Rodri­gues antecipou a posse. Também Rui Rio, no Porto, Isabel Damasceno, em Leiria, Fá­tima Felgueiras, em Felgueiras, Isaltino Morais, em Oeiras, entre muitos outros, to­maram posse esta semana. E Nazaré, Faro, Santarém, Coimbra, Aveiro e a maioria dos concelhos já têm os novos autarcas empos­sados. Em Beja, a cerimónia ficou mesmo marcada pela manifesta «pressa», com depu­tados municipais a lamentarem a «falta de dignidade do acto». Em Salvaterra de Ma­gos, a única Câmara do BE, o executivo to­mou posse ontem. O Governo, reconhecendo terem sido le­vantadas «dúvidas», veio entretanto afirmar em nota da Presidência do Conselho de Mi­nistros que a «republicação em anexo» do Estatuto dos Eleitos Locais «não produz qualquer efeito quanto à entrada em vi­gor da lei» que agora vem restringir direitos dos autarcas. Mas fica por esclarecer por que razão nem o Governo nem a AR revogaram o dito artigo.
O constitucionalista Jorge Miranda entende que «mais valia que se eliminasse a antiga norma na republicação, ou então que se tivesse disposto que a nova lei entrava imediatamente em vigor». Embora admita que a interpretação do Governo é a mais cor­recta, diz que «eventualmente haverá deba­te jurídico» que podia ter sido evitado. Outro constitucionalista ouvido pelo EX­PRESSO, Marcelo Rebelo de Sousa (que, en­quanto presidente cessante da Assembleia Municipal de Celorico de Basto, deu posse ao novo executivo local no dia 14 de Outu­bro), vai mais longe nas dúvidas legais: «Nor­malmente a republicação de um diploma legal alterado, incorporando as altera­ções, não implica o tomar-se em conside­ração disposições originárias sobre a sua entrada em vigor. E, por isso, é frequente que, ao alterá-lo, se revoguem essas dispo­sições. O estranho neste caso é que a AR tenha expressamente revogado o artigo 33° da Lei n° 4/85 de 9 de Abril, sobre asua entrada em vigor, e não tenha revoga­do o artigo z8.° da Lei 29/87 de 3o de Ju­nho, relativa à entrada em vigor deste di­ploma. Esta curiosa dualidade de crité­ rios, certamente não devida a distracção num diploma que demorou tanto tempo a elaborar, é a fonte das dúvidas sobre se o tal artigo z8.° serve para alguma coisa, ou seja, se serve para que as alterações à Lei 29/87, sobre o Estatuto dos Eleitos Locais, apenas entrem em vigor em 1 de Novembro próximo». Também Gomes Canotilho põe em cau­sa a técnica legislativa, embora considere que a data do diploma republicado “não tem efeitos agora”.
Falta de cuidado? Durante oito dias es­teve na 1ª comissão, para redacção final. O comunista António Filipe, membro desta comissão diz “que podia não ter demorado tanto tempo”, considerando porém «que não foi excessivo». Por seu lado, o presiden­te da comissão, o socialista Osvaldo Castro, diz que “este processo não podia ter nem menos um dia”, esclarecendo que o diplo­ma foi “no dia 28” enviado para o Gabinete de Jaime Gama. O presidente da AR levou até dia 4 para mandar o diploma para Belém. Sobre a controvérsia da entrada em vigor, Osvaldo Castro diz: “Eu admiti que podia dar confusão”, acrescentando que “o Go­verno podia ter tido o cuidado de tirar a data de entrada em vigor” no republicado Estatuto dos Eleitos Locais. Osvaldo Castro desvaloriza porém os feitos desta opção.(«Expresso»)
Salvador Caetano
contraria tendência


A Salvador Caetano montou na sua fábrica de Ovar 2.764 veículos comerciais (mais 25,7 por cento) nos três primeiros trimestres de 2005, dos quais 2.496 comerciais ligeiros (mais 30,1 por cento) e 268 pesados (menos 4,3 por cento).
Estes números contrariam a tendência da produção da indústria automóvel em Portugal que caiu 8,4 por cento em Setembro, para 21.891 unidades montadas, revelou a Associação dos Industriais de Montagem Automóvel (AIMA).
Destaque para o recuo de 19,9 por cento no número de ligeiros de passageiros montados em Setembro, que se quedaram em 13.461, enquanto o número de comerciais ligeiros produzidos aumentou 17,1 por cento, para 7.994 e o de pesados cresceu 69,0 por cento, para 436 unidades.
Nos três primeiros trimestres de 2005 foram montados em Portugal 165.672 veículos, um decréscimo de 0,9 por cento, sendo 105.085 ligeiros de passageiros (menos 4,2 por cento), 58.292 comerciais ligeiros (mais 5,3 por cento) e 2.295 pesados (mais 13,7 por cento), dos quais 2.187 pesados de mercadorias (mais 13,7 por cento) e 108 autocarros (mais 14,9 por cento).
Nos nove primeiros meses de 2005 foram exportados 159.386 veículos, menos 1,3 por cento do que em igual período de 2004, devido a uma redução de 4,6 por cento no número de automóveis ligeiros de passageiros exportados, que não foi além de 103.934.
As exportações de comerciais ligeiros nos nove primeiros meses aumentaram 5,4 por cento, para 53.612 unidades, e as de pesados aumentaram 13,9 por cento, para 1.840 viaturas.
A AutoEuropa exportou 61.092 veículos nos três primeiros trimestres do ano, a GM Portugal 52.022, a PSA 40.357, a Mitsubishi Trucks 4.674 e a Salvador Caetano 1.241, indica a AIMA.
A produção da AutoEuropa, em Palmela, actualmente a preparar a produção do Volkawagen Cabrio Eos, baixou 11,7 por cento nos nove primeiros meses de 2005, para 62.130 monovolumes.
Nos três primeiros trimestres, a produção da General Motors na fábrica da Azambuja cresceu 12,9 por cento, para 54.352 unidades, sendo 18.036 ligeiros de passageiros (mais 35,1 por cento) e 36.316 comerciais ligeiros (mais 4,3 por cento).
A fábrica da PSA Peugeot Citroen, em Mangualde, montou 40.357 veículos nos nove primeiros meses de 2005, um acréscimo de 1,0 por cento), dos quais 24.919 ligeiros de passageiros (menos 4,1 por cento) e 15.438 comerciais ligeiros (mais 10,5 por cento).
A Mitsubishi Trucks produziu no Tramagal 6.069 viaturas (menos 5,5 por cento), sendo 4.042 comerciais ligeiros (menos 13,7 por cento) e 2.027 veículos pesados (mais 16,6 por cento).

domingo, outubro 30, 2005

Futebol:Liga Honra
Gondomar, 3 - Ovarense,1
Foi um «Fumo» que lhes deu

Os vareiros não conseguiram evitar novo desaire, este tarde, na deslocação a Gondomar, em jogo disputado no estádio São Miguel.
O Gondomar, por seu lado, somou hoje a quarta vitória na Liga de Honra de futebol.
A formação de Nicolau Vaqueiro demonstrou superioridade durante todo o jogo e, depois de ter iniciado a partida praticamente a vencer, com um golo de Amaral logo aos dois minutos, não mais deu hipóteses à equipa de Ovar.
Antepenúltima classificada na abertura da ronda, a Ovarense, apesar de apresentar um futebol agradável, não conseguia criar oportunidades de golo, aproveitando o Gondomar para aumentar a vantagem, com um golo de Fumo, de cabeça, aos 35 minutos.
O avançado gondomarense voltou a brilhar já na segunda parte, ao apontar o terceiro golo aos 55 minutos, depois de fintar três adversários dentro da área.
A Ovarense ainda tentou alvejar a baliza de Murta, por Marcelo, na transformação de um livre directo aos 65 minutos, mas apenas aos 78 Edgar conseguiu cabececear e reduzir para o 3-1 final.

Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Amaral, 02 minutos.
2-0, Fumo, 35.
3-0, Fumo, 55.
3-1, Edgar, 78.

Equipas:
- Gondomar: Murta, José Alberto (Rui Manuel, 84), Rodrigão, Vítor Fróis, Rómulo, Loukima, Fernando Aguiar, Luís Miguel, Nuno Sousa (Paulo Gomes, 88), Amaral (Vitinha, 65) e Fumo.
(Suplentes: António Filipe, Vitinha, Nelson, Maciel, Rui Manuel, Miguel Ângelo e Paulo Gomes).

- Ovarense: Rui Correia, Nelson (Hector, 74), Edgar, Edu, Tito, Artur (Miguel Soares, 46), Marcelo, Hugo Coelho, Serginho, Hélder Bruno (Inzaghi, 46) e Eduardo Souza.
(Suplentes: Évora, Hector, Miguel Soares, Inzaghi, Paulinho, André Sousa e Ricardo Jorge).

Árbitro: Cosme Machado (Braga).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Edgar (14), Nuno Sousa (36), Marcelo (41), Nelson (52), Murta (85) e Serginho (91).

Assistência
: Cerca de 500 espectadores.
Futebol: Liga de Honra
A defesa mais batida do campeonato
vai hoje a Gondomar


Parece mesmo que há buraco. Em sete jogos, a Ovarense já sofreu 18 golos, um registo que lhe confere o título de defesa mais batida da Liga de Honra e que contribuiu decisivamente para a posição crítica que a equipa ocupa na classificação. A formação treinada por Manuel Correia tem apenas 5 pontos e, à partida para a 9.ª jornada e com um jogo a menos, ocupa o último lugar da tabela, a par do Chaves.
Apesar de o momento não ser favorável, o treinador mantém-se tranquilo e confiante, explicando que o grupo de trabalho “tem estado bem ofensivamente e menos bem no capítulo defensivo”.
Para Manuel Correia este facto deve-se “a erros cometidos pela equipa”, mas também “a grandes penalidades mal assinaladas”, que agravaram a situação.
O técnico desdramatizou ainda o facto de os vareiros ocuparem o último lugar, dizendo que “a situação é grave, mas não é alarmante” e que “passadas algumas jornadas, a posição na tabela será certamente mais confortável”.
Manuel Correia lembra ainda que a Ovarense “tem defrontado equipas com aspirações à subida”, ou seja, com objectivos bem diferentes dos da formação de Ovar.

Revolta

Esta situação não é normal”, afirma o “capitão” Artur. “Há 11 anos que jogo neste clube e é a primeira vez que estamos no último lugar.” O médio tem “a certeza de que o mau momento é passageiro porque o grupo vai ultrapassar as dificuldades” e, tal como o treinador, aponta alguns culpados para a posição classificativa: “estamos revoltados com os prejuízos que as arbitragens nos têm causado, situação que se tem reflectido nos resultados finais em alguns jogos”.(«Record»)

Hora de Inverno
Portugal e Europa atrasaram relógios em 60 minutos

Portugal e o resto da Europa entraram na "hora de Inverno", fazendo atrasar os relógios 60 minutos numa medida destinada a poup ar energia.
Às 02:00 em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira os ponteiros ou as indicações digitais dos relógios recuaram para as 01:00 e na Região Autónoma dos Açores quando se registarem 01:00 os ponteiros andaram para trás até às 00:00.
"A hora muda a nível europeu por decreto de lei sendo alterada no mesmo dia e no mesmo instante em todos os países membros", lembrou, à agência Lusa o professor Rui Jorge Agostinho do Observatório Astronómico de Lisboa.
As razões da alteração da hora são históricas e datam da I e II Guerras Mundiais altura em que a economia energética o exigiu.
Adaptaram-se as horas à quantidade de luz existente durante o dia para que "houvesse uma economia do combustível", explicou o especialista.
Segundo o professor Rui Agostinho, a mudança da hora não afecta o Sul da Europa nomeadamente Portugal porque existe uma grande simetria entre o número de horas do dia e da noite.
Mas no norte, as diferenças tornam-se significativas tendo em conta que às 15:00, no Inverno, começa a escurecer o que pode afectar a actividade nesses países.
Basquetebol
Ovarense, 78 - Ginásio, 59
Ovarense vence Ginásio

Num jogo que marcou a estreia do «poste» norte-americano, Roy Hairston, com a camisola «alvi-negra», a Ovarense obteve a segunda vitória na Liga profissional. Mas nem tudo foi fácil, já que o Ginásio, com Peter Mulligan em destaque no primeiro tempo, foi até ao intervalo uma equipa difícil.
À semelhança do que já tinha acontecido na jornada anterior, frente ao Porto, Heshimu Evans voltou a render pouco nos primeiros vinte minutos, situação bem aproveita pelos «visitantes» para equilibrarem a partida nos dois primeiros períodos (31-29).
Na segunda parte, com Heshimu mais próximo do seu real valor e com um basquetebol mais rápido e mais forte na defesa, tudo foi diferente. A Ovarense reentrou muito bem no encontro e, num ápice, ganhou uma vantagem decisiva. O Ginásio, depois de uma primeira parte muito prometedora, esteve muito mal no terceiro período (apenas 11 pontos marcados), acabando por não conseguir discutir o resultado final.
Na Ovarense, o maior destaque individual vai para Jarrett Stephens, o melhor marcador do encontro e o mais regular entre todos os atletas vareiros. Nuno Manarte foi também um elemento importante no período em que a equipa da «casa» fugiu no marcador, estando neste momento em muito melhor forma do que Nuno Perdigão. O novo reforço, Roy Hairston, teve uma estreia discreta mas algo infeliz.
No Ginásio, Fredrik Gentry foi o melhor, mas o já referido Peter Mulligan também merece nota positiva pela primeira parte que rubricou.
Boa arbitragem. («Desportoaveiro»)

sábado, outubro 29, 2005

O charme do Festovar

Hoje, às 21.45 horas: Teatro Fonseca Moreira de Felgueiras
Peça: «O Charme Irónico»
Autor: Nelson Rodrigues
Género: Farsa
Encenação: Fernando Maia
Classificação: Para adultos

Amanhã, às 16 horas: Companhia Pó de Plim
Peça: «Pelos Cómodos»
Autor: (criação colectiva)
Género: Teatro de Marionetas
Encenação: (colectiva)
Classificação: Para todos
10.º Ovarvídeo
Filme feito por crianças do IPO/Porto
entra hoje em competição


Um filme realizado por crianças internadas no serviço de Pediatria do IPO/Porto é hoje exibido na secção competitiva do Festival Nacional de Vídeo de Ovar.
O projecto foi proposto ao IPO/Porto pela Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro - ACREDITAR, com o apoio do estúdio de cinema Anilupa.
Intitulado "Transformações" - nome sugerido pelas próprias crianças participantes - o filme foi feito, sob a coordenação de Fernando Saraiva, a partir de imagens captadas através de caleidoscópios e discos ópticos de slides, tendo por objecto os movimentos corporais das próprias crianças.
A captação de imagens foi orientada por Fernando Saraiva, em colaboração com a equipa docente do Serviço de Pediatria daquela unidade hospitalar.
Dada a curiosidade e vontade de participar verificada, o grupo inicial de crianças, entre os oito e os 14 anos, foi-se alargando até incluir todos os utentes do serviço, desde os 12 aos 16 anos.
O filme é exibido às 18:00, na secção competitiva do 10º Festival Nacional de Vídeo de Ovar - Ovarvídeo que decorre até amanhã no Cine-Teatro de Ovar.
Tomada de posse no executivo

É hoje que o executivo PS, chefiado por Manuel de Oliveira, toma posse na Câmara Municipal de Ovar. Numa cerimónia a decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, há caras novas para conhecer: José David Almeida, ex-presidente da Junta de Freguesia de S.João e Conceição Vasconcelos, ex-coordenadora do Agrupamento de escolas Florbela Espanca. Com José Américo, serão os vereadores em regime de permanência.
Na oposição, protagonizada pelo PSD, também há novidades: Manuel Costa e Silva regressa depois de ter estado afastado da vida política activa, e Acácio Coelho, actual presidente do Conselho de Administração do Hospital de Ovar. Álvaro Santos repete a experiência de autarca vereador da oposição que promete ser «activa e construtiva».

sexta-feira, outubro 28, 2005

Que pés!

Este homem dá show de bola.
E ela disse-me assim...

Porque há coisas que não precisam de ser ditas.
PSP de Ovar detém oito indivíduos

Nas noites de 22 e 23 do corrente mês, entre as 23h e as 06h00, a esquadra de Ovar, no decorrer de duas "Operações Stop", procedeu à detenção de 6 homens, de idades compreendidas entre os 30 e os 52 anos, com profissões de motorista, director informático, empregado de escritório, vendedor, operário fabril e canalizador, por terem acusado taxas de alcoolemia de 1,38 g/l, 1,49 g/l, 1,58 g/l, 1,74 g/l, 1,90 g/l e 2,89 g/l. Foram, ainda, detidos 2 homens, de 17 e 29 anos, um estudante e outro pedreiro, por terem sido encontrados a conduzir um ciclomotor e um veículo automóvel, não estando devidamente habilitados para o efeito.

O «restyling» do leão


nome da imagem
















E o Paulo Bento já trocou o fato de treino pelo fato e gravata.

quinta-feira, outubro 27, 2005

«Ovarvídeo» abre com Shynola

O colectivo «Shynola» é um dos pólos de atracção do décimo Festival de Vídeo de Ovar – Ovarvídeo, que arranca esta noite no cine-teatro de Ovar. «Shynola» é a designação colectiva pela qual são conhecidos Gideon Baws, Chris Harding, Richard Kenworth e Jason Groves. Dito assim este grupo de nomes pode não querer significar nada, mas a verdade é que este colectivo é “só” uma das forças criadoras mais inovadoras, invulgares e criativas na realização de vídeclips.
Os trabalhos para Radiohead, Stephen Malkmus, Morcheeba, Queens of the Stone Age e Beck, entre outros, ou as campanhas para a Nike, Footlocker e Playstation, asseguram-lhes a posição hoje ocupada.
Mas a grande prova de vitalidade do certame está na apresentação das 38 obras (das 143 inscritas) a concurso na «Competição Nacional» que arranca amanhã, a partir das 21h30 horas. O júri de pré-selecção, composto por Miguel Moreira, Rodrigo Affreixo e Teresa Nicolau, escolheu as seguintes obras para a competição nacional: «Viagem ao íntimo», de Vânia Sousa, Hélder Cunha e Vivianne Nascimento, «Um homem», de Laurent Simões, «The scream», de Paulo Neves, «Words and thoughts in RGB», de Eduardo Morais de Sousa, «Com uma sombra na alma», de Fernando Galrito e João Ramos. Outros vídeos para ver amanhã: «Cacto», de Paulo Abreu, «MeVivMo», de Ricardo Freitas, «Lusco-Fusco», de Ricardo Freitas, «A film about us»,de Pedro Lino, «How I feel», de Gonçalo C. Luz, e «Respeito é evolução», de Adriano Mendes.
O Ovarvídeo, que se estende até 30 de Outubro integra na sua programação, além das sessões competitivas, «workshops» sobre escrita e edição de vídeo.
Roy Hairston é o novo reforço
da Ovarense Aerosoles


O norte-americano Roy Hairston, de 32 anos e 2,02m, é o novo reforço da equipa da Ovarense Aerosoles. O poste já passou por diversos campeonatos da Europa. Roy Hairston é um verdadeiro globetrotter do basket europeu, com um curriculum recheado: uma recente e breve passagem pelo GHP Bamberg (actuais campeões alemães), para além de passagens nas duas últimas épocas pela Liga Russa (Euras Ekaterimburg e Arsenal de Tula), Liga Turca (Galatasaray), Liga Italiana (Ragusa) e ainda nas ligas Inglesa e Islandesa.
Se o treinador assim o entender, Hairston estará já disponível para o jogo de sábado (17h – Pav. Raimundo Rodrigues - Ovar) com o Casino Figueira Ginásio.
A Ovarense Aerosoles viu-se na contingência de contratar um novo jogador para fazer à ausência de Ian Stanback, por castigo que os vareiros contestam.
Sob supervisão de José Mendes
João Gama publica "paper" na Nature

João Gama Oliveira, aluno de doutoramento em Física na Universidade de Aveiro, em colaboração com o Prof. Albert-László Barabási, da Universidade de Notre Dame (EUA), é o autor de um "paper" que é hoje publicado na "NATURE" (uma das mais prestigiadas revista internacionais de ciência e tecnologia), um artigo sobre os hábitos de escrita de cartas de Einstein (1879-1955) e Darwin (1809-82).
Sob orientação do Prof. José Mendes, investigador "vareiro" por adopção, e do Prof. Albert-László Barabási, da Universidade de Notre Dame (EUA), João Gama Oliveira analisou o tempo que os cientistas levaram para responder às cartas que recebiam, observando que a distribuição dos tempos de espera por uma resposta de ambos os cientistas segue aproximadamente a mesma lei em potência que se observa no caso do e-mail nos dias de hoje. Einstein e Darwin revelam um padrão fundamental da dinâmica de comunicação humana que é partilhado pela pessoa indistinta na sua normal atribuição de prioridades aos itens da caixa de correio electrónico todas as manhãs.
Ambos os cientistas foram correspondentes prolíficos, enviando e recebendo centenas de cartas por ano. Responderam a muitas das cartas que receberam, a maior parte das vezes num intervalo de dez dias mas por vezes com um atraso de até dois anos. Apesar destas flutuações, as suas correspondências mostraram ordem num largo intervalo, seguindo os mesmos padrões da comunicação electrónica moderna. Durante a sua vida, Darwin enviou 7.591 cartas e recebeu 6.530; Einstein enviou mais de 14.500 cartas e recebeu mais de 16.200, com um decréscimo na correspondência durante a Segunda Guerra Mundial.
Cadáver de jovem encontrado em São Vicente

Um jovem de 22 anos foi ontem encontrado sem vida, na freguesia de São Vicente de Pereira. Tudo indica que o indivíduo terá posto termo à vida por enforcamento.
O corpo foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Ovar para a morgue do hospital de São Sebastião.

Gripe das aves


O primeiro caso em Paris...
Futebol / Taça de Portugal / rescaldo da 4ª eliminatória
Oliveirense salva a honra aveirense
União de Lamas, Ovarense e Feirense eliminados

Ao derrotar o «carrasco» do Beira-Mar na eliminatória anterior, a Oliveirense passou a ser a única equipa do Distrito de Aveiro em prova na Taça de Portugal. Ovarense e Feirense também foram eliminados

O equilíbrio entre os vários campeonatos do futebol português ficou mais uma vez bem expresso na quarta eliminatória da Taça de Portugal, com várias as equipas de escalões inferiores a derrotaram clubes teoricamente mais fortes.
No rescaldo da quarta eliminatória, e no que concerne às equipas do distrito de Aveiro, o destaque vai obviamente para a Oliveirense, por ter sido a única que conseguiu ganhar e assim permanecer em prova. A jogar em «casa», a formação de Oliveira de Azeméis, confirmou o bom momento que atravessa (é líder da Série C da II Divisão) e derrotou o União de Lamas, que na «ronda» anterior tinha eliminado o Beira-Mar.
Quanto à Ovarense e Feirense, ambas da Liga de honra, tiveram a mesma sorte, ou seja, perderam e deixaram de sonhar com uma hipotética presença no Jamor.
A Ovarense não conseguiu contrariar os maus resultados que tem vindo a protagonizar na Liga de honra, não evitando uma derrota no campo do Lagoa, conjunto que apesar de militar na terceira divisão, já tinha eliminado o Maia, também da Liga de honra.
Quanto ao Feirense, continua a viver o estigma dos jogos em «casa». A equipa de Francisco Chaló sofreu o golo do empate em cima do minuto noventa, acabando por perder com o Pinhalnovense, que não acusou o facto de ter despedido uns dias antes o carismático treinador espanhol Paco Fortes.

Muitas surpresas

Nas restantes partidas, há assinalar a vitória do detentor do troféu, Vitória de Setúbal, em Fafe (0-1) e a eliminação de quatro equipas da Liga: Leiria (derrotado pelo Braga apenas no prolongamento), Penafiel (humilhado na Lixa), Gil Vicente (eliminado pela Académica) e Belenenses, que perdeu na Vila das Aves e já vai em cinco derrotas consecutivas.
Curiosamente, os três «grandes» do futebol português venceram equipas da Liga de honra, mas estas, apesar de derrotadas, provaram mais uma vez a qualidade do futebol que se pratica naquele que é o campeonato mais competitivo em Portugal. O Leixões, a jogar no Bessa, só não conseguiu «parar» Simão Sabrosa; o Porto venceu o Marco com um golo solitário de Ivanildo; e o Varzim perdeu em Alvalade num jogo em que o árbitro Lucilio Batista voltou a não estar bem.

Pedro Neves

quarta-feira, outubro 26, 2005

Futebol: Taça de Portugal
Lagoa, 1 - Ovarense, 0
Fora da taça

A Ovarense já não está na Taça de Portugal depois de hoje ter sido derrotada pelo Lagoa, por uma bola a zero. Os algarvios adiantaram-se no marcador no início da segunda parte e conseguiram aguentar o resultado até final.
A eliminação dos vareiros é uma das surpresas da jornada, já que o Lagoa milita na terceira divisão nacional.
Junta de Ovar responde
a José Manuel Gomes


O executivo da Junta de Freguesia de Ovar responde, em comunicado, às afirmações de José Manuel Gomes (BE) que considera serem "suspeições e exortações sobre a conduta dos seus membros, no desempenho das suas funções".
José Manuel Gomes foi secretário eleito da Junta de Freguesia de Ovar para exercer o seu mandato entre 2002/2005. "Mandato que não concluiu, pois em Março de 2004 auto-afastou-se, apresentando como única razão motivos de ordem particular e familiar na carta em que anunciou a sua decisão. Motivos com toda a certeza sérios, urgentes e muito pessoais, pois nem sequer teve tempo para completar as entrevistas de selecção que estavam em curso e a cujo júri pertencia".
O comunicado explica ainda que "no mandato autárquico de 1999/2002, o prof. José Manuel foi membro e secretário da Assembleia de Freguesia de Ovar. Em quatro anos de mandato nunca levantou (certamente porque nunca teve necessidade disso) qualquer suspeição contra o Executivo então em funções que era também encabeçado pela actual presidente".
No mandato de 2002/2005, "foi secretário do Executivo e jamais fez qualquer reparo ou declaração de voto sobre os assuntos a que agora se refere. As actas que ele próprio elaborou como secretário, são disso testemunho e estão aí para serem consultadas".
Se efectivamente existiram "faltas de transparência, compadrios, autocracias e despesas mal calculadas" como agora diz terem existido, e não tendo em devido tempo tomado qualquer posição, então o secretário foi cúmplice dessas mesmas irregularidades. "Quem cala, consente...!". "Mas não houve nada dessas coisas! E o prof. José Manuel sabe que é verdade, de contrário quem o impediria de as ter denunciado logo que foram cometidas, ou mesmo no momento em que se demitiu?", termina.



Não descodifiquem o Canal
«Viver» que não é preciso


Depois de um período de crescimento que em 1980 ultrapassava, inclusive, a média europeia, Portugal continua a cair nos índices de fertilidade do Eurostat, sendo que, em 2004, a média é de apenas 1,42 crianças por mulher, enquanto a média europeia continua a crescer e cifrava-se, no mesmo ano, nos 1,50 crianças por mulher.
De acordo com os dados do Eurostat divulgados esta terça-feira, acentua-se igualmente, em Portugal e na Europa, a tendência dos filhos fora do casamento, embora, neste aspecto, a média portuguesa (29,1%) continue também abaixo da média europeia (31,6%). De qualquer forma, de 2003 para 2004, Portugal registou uma subida de 2,2%. («Diário Digital»)
Portagens da Scut's
Ovar vai exigir regime de excepção

O presidente da Câmara Municipal de Ovar voltou a declarar a sua oposição à introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para os utilizadores (SCUT), nomeadamente na Costa de Prata que serve directamente o concelho de Ovar.
Manuel de Oliveira insiste nos argumentos já expostos em Maio último quando a mesma possibilidade foi ventilada, sublinhando “o contexto geográfico do concelho de Ovar – equidistante do Porto e de Aveiro -, os indicadores de desenvolvimento sócio-económico desta região, (que nos últimos meses têm sofrido um visível e notório agravamento) e a inexistência de alternativas capazes no sistema rodoviário quer para Aveiro quer para o Porto”.
A conclusão e entrada em funcionamento da A29 tiveram consequências ao nível da EN109, a única alternativa gratuita à disposição dos automobilistas. “Se um utilizador de Ovar quiser deslocar-se ao Porto, via EN 109, não o poderá fazer, porque esta via termina em Espinho, desde que a nova via entrou em funcionamento”, argumenta Manuel de Oliveira.
Todos estes factores, assegura o autarca, “desaconselham e fundamentam a não aplicação de portagens para os utilizadores aqui residentes”. Se tal vier mesmo a concretizar-se, o autarca socialista admite que a única solução é a criação de um regime de excepção para os residentes no concelho de Ovar”.
Embora reconhecendo o contexto de grandes dificuldades orçamentais que o País atravessa e a necessidade de adopção de medidas imediatas para fazer face à derrapagem do “déficit”, o chefe do executivo vareiro discorda em absoluto da eventual introdução de portagens na SCUT “Costa de Prata”.
A ameaça, no entanto, poderá mesmo concretizar-se a partir de 2007, ano em que os custos do Estado disparam de 420 milhões de euros para quase 700 milhões de euros. O ministro das Finanças voltou a pôr o assunto na agenda numa recente entrevista à SIC, tendo prometido novidades sobre a matéria para 2006. Quando questionado sobre se ponderava a possibilidade de introduzir portagens em algumas SCUT para reduzir o esforço do Estado, Teixeira dos Santos respondeu com certeza que sim.
O estudo para o novo modelo de financiamento da rede rodoviária, incluindo as auto-estradas sem custos para o utilizador, deverá estar concluído durante 2006, revelou o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. “O estudo do Governo para um novo modelo geral de financiamento da rede rodoviária nacional, incluindo as SCUT, estará concluído durante 2006 para ser apresentado em conselho de ministros”, explicou Mário Lino.(«DA»)
Stanback sancionado com 90 dias
Ovarense recorre de decisão federativa

A SAD Ovarense/Aerosoles vai recorrer da sanção imposta pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), organismo que deliberou suspender por um total de 90 dias o jogador Ian Stanback, que esta época integra o plantel vareiro.
“Vamos recorrer para o Conselho Jurisdicional da FPB. Além dos 60 dias de suspensão preventiva, o Stanback ainda foi sancionado com mais 30 dias pelo CD da FPB. Isto é uma tremenda injustiça”, sublinhou Augusto Arala Chaves, presidente do CA da SAD vareira.
Caso a Ovarense perca o recurso, o atleta só poderá regressar às competições nacionais no próximo dia 15 de Dezembro. Recorde-se que Stanback foi castigado devido ao facto de ter falhado a presença nos estágios da Selecção Nacional realizados no passado mês de Agosto.
Uma ausência que Stanback justificou devido ao período de custódia do filho mais velho, deliberação imposta por um tribunal dos EUA.(«Record»)

terça-feira, outubro 25, 2005

Presidente da Câmara
entre autarcas aposentados


O nome do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel de Oliveira, consta de uma lista de 37 autarcas divulgada pela Caixa Geral das Aposentações que pediram a aposentação. O socialista ovarense foi o único autarca do distrito de Aveiro a entrar nesta autêntica “corrida” às reformas, numa altura em que foi publicada em Diário da República, no passado dia 10 de Outubro, a nova lei sobre a acumulação de pensões dos titulares de cargos políticos. O pedido de Manuel de Oliveira, reeleito no passado dia nove, foi deferido e, neste momento, pode dizer-se que está aposentado. O autarca e ex-professor do ensino secundário, vai receber de reforma 3.172,36 euros, um dos valores mais elevados entre os muitos autarcas que viram igualmente os seus pedidos deferidos pela Caixa Geral das Aposentações.
De acordo com a nova lei, os autarcas (e os titulares de cargos políticos em geral) que já estão reformados mas continuam no exercício do cargo, como é o caso de Oliveira, - que deverá tomar posse do cargo no próximo dia 29 e com quem o Diário de Aveiro tentou falar sem sucesso -, terão de abdicar de um terço da sua pensão ou do seu vencimento.(ler mais na edição impressa do «DA» de hoje).
Já não há respeito
OLIVEIRENSE?!?!

Concurso «O Cofre». RTP1. Ontem, às 22 horas:
Jorge Gabriel: Que clube venceu a Liga de Basquetebol na época de 2004/05?
Concorrente: Oliveirense? ...Queluz!
Jorge Gabriel: Certo!
Gripe das Aves
Resultados análises a aves mortas
em Peniche foram negativos


As oito galinhas recolhidas em Santa Maria da Feira estão a caminho do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, que quarta-feira vai divulgar os resultados, e a capoeira onde foram encontradas mortas está selada.
O resultado das análises feitas às aves encontradas mortas, segunda-feira em Peniche, foi negativo quanto à contaminação pelo vírus da gripe das aves, informou hoje o presidente da Comissão de Acompanhamento da Gripe Aviária. De acordo com Agrela Pinheiro, relativamente ao proprietário de uma capoeira em Santa Maria da Feira, internado no Hospital são Sebastião, este não apresenta qualquer indício clínico de que tenha contraído a doença e os resultados das análises realizadas às galinhas encontradas mortas serão divulgados quarta-feira.
"Apesar do quadro clínico do cidadão internado no hospital São Sebastião em Santa Maria da Feira não sugerir qualquer doença relacionada com a gripe das aves, as autoridades de saúde decidiram, tendo em conta o contexto epidemiológico, isto é, a posse de aves supostamente doentes de causa desconhecida, interná-lo para exames de diagnóstico", afirmou o também o director-geral de Veterinária em conferência de imprensa.
Agrela Pinheiro disse também que "todas as análises laboratoriais realizadas a aves marinhas, incluindo as mais recentes encontradas mortas em Peniche, Setúbal e Sesimbra, deram resultados negativos", quanto à presença do vírus da gripe das aves.
Segundo Agrela Pinheiro, tem sido detectada uma "mortalidade anormal em pombos e rolas, mas as análises efectuadas à presença do vírus da gripe aviária têm sido negativas".
"As análises aos cadáveres dessas aves têm revelado alguns casos de infecção pelo vírus da doença de Newcastle, cujos sintomas e lesões são semelhantes aos da gripe aviária. Contudo, não se trata de uma doença transmissível aos humanos", acrescentou.
Para Agrela Pinheiro, "no âmbito da saúde pública não há motivo para alarme ou preocupação".
Esmoriz
Despoluição da Barrinha
«varrida» do PIDDAC


Causou perplexidade em Ovar o facto da obra de despoluição da Barrinha de Esmoriz não constar do PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) para 2006.
Depois de ter figurado no documento cuja eficácia cessa no final deste ano, com uma verba de 23 mil euros, e depois ainda do ministro do Ambiente ter garantido que as verbas inscritas no PIDDAC previstas para este ano para a requalificação ambiental da Barrinha de Esmoriz, se iriam manter e reforçar, a proposta do documento conhecida esta semana trouxe a desilusão.
Surpreendido com o facto e apesar de não estar na posse de qualquer explicação oficial, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel de Oliveira, adiantou que o «projecto de despoluição se encontra nas mãos do ministério do Ambiente e das três câmaras envolvidas». O autarca socialista, que há pouco mais de duas semanas visitou o local na companhia de deputados socialistas, deposita confiança nestas entidades e vai esperar para ver. Quem não se conforma com a eliminação do projecto é Alcides Alves, presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz. «Isto é sepultar tudo o que foi feito na Barrinha nos últimos tempos», lamentou, acusando o Governo de travar o desenvolvimento da cidade, «que não vai acontecer enquanto ali estiver aquela fossa a céu aberto». Alcides Alves promete escrever a Nunes Correia, ministro do Ambiente.
Já o presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Ovar, Álvaro Santos, deixa em aberto a possibilidade de haver verbas destinadas ao Instituto de Conservação da Natureza que podem ser aplicadas na Barrinha. Sobre o projecto de despoluição que conhece bem, lembra que deverá «estar concluído em Outubro do próximo ano, «após o que se seguirão as fases de desassoreamento e valorização do ecossistema». Não havendo verbas, «tudo ficará mais difícil de concretizar», concluiu.
João Frazão, coordenador distrital da CDU, é pragmático, embora lamente a ausência de verbas para o projecto: «Ou se tem ou não se tem vontade de intervir e fica claro, que neste caso, o Governo não tem vontade de resolver o problema».
Recorde-se que o presidente do PSD de Ovar presidiu à Estrutura de Coordenação e Controle das Intervenções da Barrinha de Esmoriz que funcionou na dependência directa do Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente.
A estrutura, em coordenação com a Universidade de Aveiro, efectuou uma série de actividades a nível ambiental, e foi a responsável pela instalação de um dique fusível, com o objectivo de controlar as descargas da Barrinha nas águas do oceano, em especial durante a época balnear. Hoje, os «restos mortais» da referida obra de engenharia jaz sob as águas da laguna.(ler mais em «DA» de hoje)
Gripe das Aves
Homem internado na Feira foi medicado
para a doença mas "por precaução"


O homem internado segunda-feira em Santa Maria da Feira depois de várias das suas galinhas terem aparecido mortas, recebeu uma dose do medicamento contra a gripe das aves, por precaução, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.
Um homem com cerca de 60 anos está internado desde segunda- feira no hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, depois de várias das suas galinhas terem morrido por causas ainda desconhecidas.
O director do Hospital, Hugo Meireles, disse à agência Lusa que "apenas para sossegar o doente e para não provocar alarme foi administrado ao doente uma dose de Tamiflu", o medicamento que trava o avanço da estirpe H5N1 da gripe das aves.
O homem, que deu entrada no hospital com uma "banal constipação", estava assustado devido à coincidência dos seus sintomas com a morte das suas galinhas, adiantou a fonte hospitalar.
O "doente está isolado e não tem qualquer sintoma de alarme", disse também Hugo Meireles.
De acordo com o responsável, antes de ser administrada o medicamento por precaução o homem foi sujeito a análises, que foram enviadas para o Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e cujos resultados deverão ser conhecidos hoje.
Mais importante que este resultado é o resultado das análises que a Direcção Geral de veterinária está a fazer aos animais que apareceram mortos, acrescentou a fonte.
Sobre este caso, o director-geral de Saúde, Francisco George, recusou falar em gripe das aves mas disse que o dono das galinhas foi internado como "medida de diagnóstico precoce e protecção".

segunda-feira, outubro 24, 2005

Gripe das Aves
Portugal só tem 1.100
doses de tratamento


Portugal tem actualmente 1100 doses de tratamento, do anti-viral "Oseltalmivir", para o eventual contágio humano da gripe das aves. Este é o stock que Portugal tem disponível, e que poderá ser utilizado já «amanhã», se necessário. O primeiro reforço destas cápsulas de 75 mg, cerca de 10 mil, chega já em Janeiro do próximo ano. O Plano de Contingência para a gripe aviaria foi actualizado e reorganizado, pela Direcção-Geral de Saúde. A probabilidade de o vírus chegar nos próximos dias a Portugal é muito reduzida.
Portugal está actualmente, à semelhança dos congéneres europeus, no nível três de alerta o que quer dizer que existe o risco de infecção humana, mas não foi detectada transmissão pessoa-a-pessoa. O director-geral de Saúde, Francisco George explicou aos jornalistas que mesmo que surjam amanhã casos de aves infectadas pela gripe aviaria, em Portugal, só haverá passagem para a fase quatro quando o vírus actual sofrer uma mutação e passar a ser transmitido de homem para homem.
Para fazer face ao actual risco que os portugueses enfrentam, o Estado tem na Reserva Estratégica de Medicamentos, 1100 doses de tratamento que, no caso de vir a ser detectada alguma ave infectada, podem vir a ser administradas nos grupos de risco. O director-geral de Saúde garantiu ainda que o próximo reforço do stock existente chega em Janeiro de 2006 e serão doses de tratamento para 10 mil doentes. No segundo semestre do próximo ano, como fora anunciado, chegarão por navio e em contentores os dois milhões e meio de doses.

Peixeirada

domingo, outubro 23, 2005

Gripe das Aves
Município adopta medidas de biossegurança

A Câmara Municipal de Ovar vai adoptar medidas de biossegurança na sequência das informações veiculadas pela Direcção Geral de Veterinária. Ponderada a situação de saúde pública e minimização de uma eventual pandemia provocada pela gripe das aves, o executivo camarário apreciou uma proposta de medidas técnico-sanitárias a implementar no concelho de Ovar, apresentadas pelos serviços médico-veterinários da autarquia, e decidiu promover desde já uma reunião em articulação com a delegação de saúde de Ovar para definição e validação destas medidas.
Sucede isto numa altura em que o vírus detectado num pato morto na Suécia não é o H5N1, o mais grave da gripe das aves, noticiou a agência sueca TT, citando a Direcção Nacional da Agricultura.
"O pato que morreu em Eskilstuna (ocidente de Estocolmo) não era portador de uma variante atenuado do vírus, segundo os resultados das análises do Instituto Veterinário Nacional", noticiou a agência.
"Isto implica que o vírus agressivo da gripe das aves detectado na Ásia e na Rússia e que atingiu a Roménia e a Turquia não estava presente neste pato", prossegue o despacho da TT, esclarecendo que a informação foi comunicada pela Direcção Nacional da Agricultura.
Futebol: Liga Honra (8ª jornada)
Ovarense-Leixões adiado

Acedendo a um pedido da equipa de Matosinhos, a Ovarense adiou o encontro que deveria ter jogado hoje com o Leixões. Recorde-se que o Benfica desloca-se ao Estádio do Mar, no próximo dia 26, em jogo a contar para a Taça de Portugal e a equipa local está a preparar esse jogo com todo o cuidado.

Resultados:
Olhanense - Barreirense, 1-1
Santa Clara - Estoril-Praia, 0-0
Feirense - Marco, 1-1
Varzim - Desportivo Aves, 2-1
Desportivo Chaves - Vizela, 0-2
Moreirense - Portimonense, 0-2
Beira-Mar - Gondomar, 16:00, 2-1
Maia - Sporting Covilhã, 1-1
Ovarense - Leixões - Adiado para 13 de Novembro, às 16 horas
Eurovisão
«Waterloo», a melhor



A canção «Waterloo», dos Abba, foi eleita a melhor canção de sempre nos festivais da canção da Eurovisão. Foi merecida a distinção, diga-se. Provou-se ainda que o «Eurovision song contest» já teve a sua importância e lançou grandes nomes para o estrelato internacional, como Cliff Richard ou Céline Dion.
Até aqui, tudo bem, mas a melhor canção de sempre para mim, foi e continuará a ser «E depois do Adeus», do portuguesíssimo Paulo de Carvalho que, curiosamente até participou no certame no mesmo ano que os Abba (1974).



Festovar'05
Abre-se o pano para a «A Túlipa Negra»

O autor da peça, Manuel Ramos Costa, conta uma história original onde uma flor é discriminada por outras flores, apenas por ser negra, diferente. Os aprendizes de actores da Oficina de teatro da Contacto dão vida aos personagens de uma Natureza que poderão ou não ser detentora de sentimentos estúpidos e contraditórios? Ou serão estes apenas característicos do ser humano? A resposta é óbvia. O racismo é próprio do Homem, ser dotado de inteligência… Entre as flores e os animais não existe ódio, raiva, desejo de vingança. Apenas a necessidade de sobrevivência os leva a lutar, a matar… a discriminar.


Hoje:
Horário - 16:00 Horas
Contacto - Oficina de Teatro
Peça:"A Túlipa Negra"
Autor: Manuel Ramos Costa
Género: Drama
Encenação: Manuel Ramos Costa
Classificação: Para todos

sábado, outubro 22, 2005

Basquetebol: Liga
Ovarense, 76 - FC Porto, 85
Vareiros desiludem em casa

A equipa da Ovarense Aerosoles foi hoje derrotada pelo FC Porto na sua estreia na Liga frente aos seus adeptos. Uma jornada cinzenta para os vareiros que viram Heshimu Evans, a sua unidade mais produtiva do ataque, anulado pelos pupilos de Luís Magalhães. O norte-americano ao serviço dos vareiros marcou apenas dois pontos durante o encontro.

Outros resultados de hoje:
Ginásio - Barreirense, 58-56
Belenenses - Oliveirense, 86-96
Aveiro Basket - Santarém, 107-75
Ninguém fica satisfeito
com o PIDDAC para 2006



O Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2006 contemplou o concelho de Ovar com cerca de 600 mil euros e ninguém ficou satisfeito. O presidente da Câmara, salienta que Ovar até subiu no "ranking" do distrito, mas que é escasso o investimento público no concelho. Para Manuel Oliveira, o PIDDAC demonstra que algo tem de ser feito para inverter a situação já no próximo ano, embora não haja "motivo para alarme, até porque o decréscimo é global".
Álvaro Santos, líder do PSD, aponta o dedo à Câmara por "não ter tido capacidade reivindicativa junto do Governo e de demonstrar não conhecer as carências de Ovar". "Alguém esqueceu-se de fazer o trabalho de casa, só não sei quem, se o ex-presidente Armando França, se o actual, ou se os dois", criticou o social-democrata, que recordou que "o Governo do PSD contemplou o hospital de Ovar com 1,2 milhões de euros, valor bem diferente das migalhas agora distribuídas". O "esquecimento" de projectos como a defesa da costa, a sede da Junta de Freguesia de S. João e do Centro de Artes é considerado por Álvaro Santos como "inadmissível".
Se os cerca de 400 mil euros destinados à construção da extensão de saúde de S. João são muito importantes para o PCP, ainda assim Miguel Viegas considera que o "panorama em Ovar é desolador" face à quebra de 26% em termos de investimentos previstos. Miguel Viegas diz ainda não compreender a não contemplação de projectos como a barrinha de Esmoriz, ou os postos de vendagem do Furadouro e da praia de Esmoriz.(«JN»)
Alegada violação envolta em mistério

Uma mulher de 24 anos clama ter sido violada na madrugada de domingo para segunda-feira desta semana, na praia do Furadouro, em Ovar. A informação foi confirmada por fonte da esquadra da PSP de Ovar que, no entanto, não adiantou quaisquer pormenores sobre o sucedido.
De acordo com o que o «Diário de Aveiro» conseguiu apurar, a jovem terá sido socorrida por populares ao Sul da praia do Furadouro, aparentando encontrar-se em dificuldades físicas. A mesma fonte disse ao nosso jornal que a mulher dizia ter sido atacada sexualmente por dois homens residentes daquela praia.
Perícias médicas comprovativas de que a mulher pode ter sido abusada sexualmente terão sido efectuadas no Hospital de São Sebastião, mas por norma aquele estabelecimento de saúde não fornece dedos sobre este tipo de situações.
Na PSP deu efectivamente entrada a queixa de violação, mas os Bombeiros Voluntários de Ovar não possuem registo de qualquer transporte efectuado naquela noite seja para o Hospital de Ovar, seja para o hospital feirense.
«O mais provável é que a alegada vítima tenha sido transportada por uma viatura particular», explicou o comandante da corporação vareira, Carlos Borges.
A PSP de Ovar está a investigar este caso de contornos misteriosos, na tentativa de apurar a veracidade da queixa e da identidade dos alegados agressores.(«Diário de Aveiro»)

sexta-feira, outubro 21, 2005

Manuel de Oliveira não
ficou satisfeito com PIDDAC


O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel de Oliveira, não escondeu algum desencanto relativamente às verbas inscritas em PIDDAC para o concelho de Ovar.
«É preciso não esquecer que há um contexto global em que se insere o documento que é de redução de despesas e de investimentos», lembrou o autarca socialista reeleito recentemente. Mas mesmo assim, não deixou de vincar que, de futuro, «vamos querer um reforço efectivo das verbas que são transferidas para o nosso concelho por parte da Administração Central».
Mais uma vez, são as áreas do social e da saúde a reunirem o maior volume de verbas no concelho, mas Manuel de Oliveira manifesta alguma tristeza pelo facto de não terem sido aprovados outros projectos que também se perfilavam nesses sectores. «Sei que outras Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) mereceriam ser atendidas», lembrando-se, concretamente, «de um projecto na freguesia de Maceda que poderia ter sido aprovado», observou.
A verba mais significativa (426.000 euros) vai para a construção da extensão da saúde da freguesia de São João, «tal como tínhamos prometido», frisa, assinalando ainda o autarca que «vão surgir outros projectos, mesmo não estando contemplados».
Manuel de Oliveira estranhou a ausência do projecto de despoluição da Barrinha de Esmoriz, mas avançou com a explicação de que o problema da laguna se encontra, actualmente, nas mãos do «Ministério do Ambiente, Simria e câmaras de Ovar, Santa Maria da Feira e Espinho».
Mesmo assim, o chefe do executivo camarário ovarense chama a atenção para a «melhoria de Ovar no contexto dos municípios do distrito de Aveiro – deixou de ser o 15.º para subir ao 12.º lugar no cômputo distrital», apesar de ter destinados cerca de 600 mil euros, ou seja, menos 200 mil euros do que este ano.
O concelho de Ovar tem «um peso que tem que ser respeitado», apontou Manuel de Oliveira, manifestando a promessa de, «no futuro, essa importância ter que ser alvo de mais atenção». (in «DA», de hoje)
O fim... da bicada?

A pandemia pode acabar com as listas de espera, diz hoje o «Inimigo Público».


Fonte hospitalar garantiu-nos que um pecado original "enfetichado" esteve na origem da tal gripe.
A salvação de Cristiano Ronaldo

(clicar em cima da imagem para aumentar)
No dia 29
Jorge Palma actua em Esmoriz

Jorge Palma tem um concerto marcado para Esmoriz, no próximo dia 29. O espectáculo vai decorrer no cine-teatro Esmoriztur e tem a chancela do Sporting Clube de Esmoriz.
Os bilhetes podem ser adquiridos na secretaria do clube da Barrinha ou no Posto de Turismo de Ovar, na praia do Furadouro.
Na Biblioteca Municipal
Atelier «Descobrir o Jornal»

Queres descobrir o mundo dos jornais? O dia-a-dia dos jornalistas? Participar na elaboração de um jornal? Falar sobre os temas da actualidade? A Biblioteca Municipal de Ovar oferece essa possibilidade nos nove ateliers marcados para Outubro, Novembro e Dezembro, tendo como público-alvo, alunos entre os 9 e os 13 anos.
O primeiro atelier decorre amanhã, entre as 10 e as 13 horas, coordenado por Ana Rita Henriques.

quinta-feira, outubro 20, 2005

Supersonic


Numa onda de super-heróis, se eu pudesse escolher vestia o candidato da minha preferência com um fato azul de licra, justinho ao corpo, e espetava-lhe por cima uma capa vermelha com um «big esse», como aquele... ai... como é que se chama?


(imagens gentilmente "pedidas emprestadas" aos
«Marretas» e «Super-Mário»)
Álvaro Santos quer exercer mandato próximo dos munícipes
Vereadores do PSD prometem
oposição activa e construtiva


Álvaro Santos, Manuel Costa e Silva e Acácio Coelho formarão a equipa de vereadores do Partido Social Democrata na Câmara Municipal de Ovar. «Vamos trabalhar com o mesmo entusiasmo e continuar a pugnar pelas nossas ideia», promete Álvaro Santos, para quem a oposição «pode e deve ter um papel muito importante junto do executivo camarário».
A derrota eleitoral de 9 de Outubro não constituiu, para a equipa social-democrata, um factor de desmotivação, até porque, como refere Álvaro Santos, «o PSD tem um projecto moderno e ideias inovadoras que vai continuar a defender e que podem constituir mais-valias para o desenvolvimento da nossa terra».
O desenvolvimento económico do Concelho de Ovar – encabeçado pelo projecto do Pólo Tecnológico e outras medidas de resposta à actual crise do emprego –, a par das preocupações ambientais e da situação financeira da autarquia, serão algumas das áreas às quais o PSD dedicará uma atenção especial. Para Álvaro Santos, o respeito pela decisão dos eleitores será um ponto de honra ao longo dos próximos quatro anos e, enquanto líder da oposição, promete estar atento e disponível para acompanhar o trabalho da Câmara Municipal e para exercer o seu mandato próximo de todos os munícipes do Concelho de Ovar.
Paralelamente, Álvaro Santos integra desde o passado dia 13 de Outubro o Conselho Nacional do PSD, enquanto membro efectivo, eleito no último Congresso, realizado em Pombal. Álvaro Santos é um dos representantes do distrito de Aveiro neste importante órgão partidário de âmbito nacional.
Segundo a CDU
PIDDAC 2006 afunda Ovar
na cauda do desenvolvimento


A Comissão Concelhia de Ovar do PCP, depois de analizar a proposta do
PIDDAC para 2006, regista com «grande preocupação» uma diminuição significativa
do investimento público no concelho de Ovar.
Enquanto o concelho de Ovar sofre uma quebra escandalosa de 26%, Espinho obtém um reforço de 50%.
O panorama em Ovar é «desolador, resumindo-se o PIDDAC a 5 pequenas
rúbricas, sem dúvidas necessárias (veja-se o Centro de Saúde de S. João) mas muito
aquem das reais necessidades», refere Miguel Viegas. «A Barrinha de Esmoriz deixa de ser contemplada, assim como outros projectos tão necessários tais como os Postos de Vendagens do Furadouro e da Praia de Esmoriz, o Centro de Dia de S. João, a Recuperação dos Cais da Ria, a Construção de uma nova Escola EB23, a Requalificação do Museu de Ovar, entre outros».
Sendo certo que este PIDDAC 2006 continua a ser apenas uma proposta, o
PCP, através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, promete elaborar um conjunto de sugestões visando completar e reforçar este
PIDDAC e desde já apela às organizações locais dos Partidos representados na
Assembleia da República para que «assumam as suas responsabilidades evitando que Ovar volte a ficar na cauda do desenvolvimento».
Última Ceia

Mas o Cavaco quer mais qualquer coisa. Hoje, há discurso de oito minutos ...
É isso! A campanha de Cavaco Silva está tão meticulosamente planeada que até a duração do discurso de logo (20 horas) está programado ao minuto: Oito!
Ninguém espera outra coisa que não seja o anúncio oficial da entrada do ex-primeiro-ministro na corrida a Belém.
Inscrições abertas
«Amigos do Cáster» vão a Penoita, Vouzela

Os «Amigos do Cáster» estão a organizar o 17.º Ecopasseio que se irá realizar no próximo dia 23 de Outubro (domingo).
Com o Outono chegam as primeiras chuvas e um gradual arrefecimento da temperatura. Surge então um impulso para resguardarmo-nos dentro de casa, perdendo uma das mais espectaculares mutações que a Natureza sofre durante o ano. De forma a desfrutar deste acontecimento os «Amigos do Cáster» convidam-no a percorrer o trilho da Penoita na serra do Caramulo. (Aqui há mais informação)
Greve da Função Pública
Adesão acima dos 50 por cento

A adesão à greve de hoje na Função Pública vari a entre os 50 por cento a nível global no Centro Hospitalar da Cova da Beira e o s 100 por cento nas urgências de vários hospitais, anunciou fonte sindical.
A paralisação iniciou-se às 00:00, pelo que os primeiros efeitos se faz em sentir no sector da Saúde, com a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSFP), que convocou a greve, a anunciar adesão total nas urgências dos hospitais de São Francisco Xavier, Santa Maria, Curry Cabral, todos em Lisboa, e de Faro e no Centro Hospitalar da Cova da Beira.
No Hospital de S. José, Lisboa, o nível da adesão foi de 97 por cento n as urgências e atingiu os 66 por cento no mesmo sector do Hospital de Castelo Br anco, enquanto nos internamentos do Hospital Miguel Bombarda, Lisboa, a paralisa ção foi de 80 por cento.
O Ministério da Saúde só disponibilizará hoje o seu levantamento da adesão à greve, que começou pouco antes da meia- noite em algumas unida des de saúde.
A paralisação visa contestar a alteração do estatuto de aposentação e, segundo os sindicatos, deverá fazer-se sentir sobretudo na adesão à manifestação convocada para hoje à tarde, entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da Repúbl ica.
Na sexta-feira, o Parlamento vai discutir a revisão do Estatuto de Apos entação.
A greve de hoje foi convocada só pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, afecta à CGTP.

quarta-feira, outubro 19, 2005

COMBINAÇÃO EXPLOSIVA

Esta conta já vem com a solução. Abba com Madonna é igual a «Hung up».
+=
O novo single da Madonna tem «samplers» de um tema dos suecos ABBA, «Gimme! Gimme! Gimme!», datado de 1979. Ouvir aqui.
Ronaldo saíu em liberdade após pagamento de fiança.



Segundo a Sky News, Ronaldo saíu em liberdade após pagamento de fiança.
O jogador português do Machester United esteve durante a tarde a ser interrogado pela Metropolitan Police por suspeita de violação.
A notícia é avançada pela estação inglesa, Skynews, que afirma que o alegado crime terá sido cometido no hotel Sanderson, na cidade de Londres, no passado dia 2 de Outubro.
Cristiano Ronaldo teria jogado nesse dia pela Manchester United no encontro com o Fulham. Nessa noite terá conhecido uma jovem num bar do West End londrino e seguido para o horal.
Cristiano Ronaldo não ofereceu resistência no momento da detenção para interrogatório.
O treinador-adjunto do Manchester United, o português Carlos Queiroz, negou hoje que Cristiano Ronaldo tenha sido detido, tendo apenas sido interrogado pela polícia devido a boatos sobre uma alegada violação.
Em entrevista telefónica desde Londres com a RTPN, Carlos Queiroz adiantou que a audição de Ronaldo foi combinada entre responsáveis da polícia e do Manchester United, pelo que o jogador se apresentou de livre vontade.
O técnico pediu "cautela" na forma como os órgãos de comunicação social estão a abordar a notícia, alertando que "as palavras também podem matar".
"Quem devia estar detido são as pessoas na Comunicação Social que teimam em não perceber que as palavras também podem matar", acusou, considerando que a notícia foi dada de forma "bombástica".
A notícia da alegada detenção de Ronaldo, no âmbito de um caso de violação, foi avançada ao início da tarde pela cadeia de televisão inglesa Sky News.
Milhares de burlas com falsos seguros
Vareiros caíram no «conto-do-vigário»

A GNR apreendeu duplicados de livros de contratos em que se faziam os falsos seguros, admitindo-se uma «burla gigantesca», que durava há cerca de três anos, tendo sido lesadas pessoas de Ovar, Porto, Oliveira de Azeméis, Amarante, Paredes, Fafe, Guimarães e Vila Real, mas também corporações de bombeiros, clubes desportivos e empresas particulares.
Entre os lesados há igualmente a maioria dos angariadores da falsa seguradora, a Sevencare, porque alguns não receberam as comissões, enquanto outros tiveram mais sorte e ganharam parte das percentagens.
Numa primeira fase, o suspeito, de 41 anos, com várias referências policiais, começava a dar formação profissional na área dos seguros, aos jovens desempregados que escolhia, a partir de anúncios para candidatos a emprego, após o que os lançava como angariadores, prometendo-lhes boas comissões, para além de progressão na empresa.
«Era um homem muito bem aparentado, que aparecia sempre com boas roupas e a fumar cachimbo, convencendo mais facilmente as vítimas», como referiu fonte da GNR. «Imagine-se a situação em que ficaram os chefes de família que confiaram estar seguros, pagando contratos, para si e para as suas famílias, pensando que em casos de morte ou de acidentes pessoais estariam cobertos».
A GNR apelou a todas as vítimas que apresentem queixas, de modo a poderem ser ressarcidas dos prejuízos, além de permitir apurar melhor a extensão e o montante das burlas.
O Tribunal de Amarante determinou-lhe o pagamento de uma caução de 30 mil euros e proíbe ainda o arguido de se deslocar ao concelho.
Bill gates e a Coca-cola

Se não bastasse ser o fundador da Microsoft, e ostentar uma das maiores fortunas do mundo, Bill Gates agora é modelo publicitário da Coca-Cola.
Apenas uma falha grotesca no comercial: ao contrário do que aparece no filme, a Microsoft sempre disponibilizou refrigerantes e café gratuitamente aos seus funcionários...
Grão a grão...
Apreciar aqui.
(Fonte: Bink.nu via Peopleware

terça-feira, outubro 18, 2005

1500 postos de trabalho em vista
PSD de Ovar não desiste
do projecto da "cidade do futuro"


Intenção é avançar para um pólo tecnológico que potencie emprego qualificado e atraia licenciados das áreas do Porto e Aveiro, segundo noticia o «Público» de hoje.
Anunciado como um espaço de inovação onde convivem os sectores empresariais, de ciência, tecnologia e formação, os vereadores «laranja» prometem defender o projecto de um Polo Tecnológico que pode ser um «forte impulso para o desenvolvimento económico do concelho e da região envolvente, constituindo também uma resposta do município à conjuntura de crise originada pela fuga das empresas multinacionais e pela elevada taxa de desemprego (a mais alta de todo o distrito de Aveiro)».
A criação do pólo tecnológico foi um das «bandeiras» do programa eleitoral do PSD de Ovar.
O projecto prevê a o aproveitamento de uma área total de 200 mil metros quadrados entre a linha de caminho-de-ferro e a EN 109, numa zona em decadência que, apesar de situada no coração da cidade, «tem sido marginalizada e vista como uma barreira» à ligação entre Ovar e S. João.
Ovar sobe três lugares no PIDDAC

O concelho de Ovar vai receber 600.505 mil euros no âmbito do PIDDAC (Repartição Regionalizada dos Programas e Medidas do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) 2006, subindo três lugares no contexto distrital (do 15.º para 12.º), mas recebendo menos cerca de 200 mil euros.
Quase metade da verba destina-se à extensão de saúde de São João de Ovar, ao passo que o Hospital Francisco Zagalo é contemplado com cerca de 72 mil euros. O projecto de valorização e requalificação da Barrinha de Esmoriz desaparece relativamente ao documento deste ano.
O Orçamento de Estado para 2006 atribui para o distrito de Aveiro menos 35,6 milhões de euros do orçamento de Estrado comparando com este ano, atribuindo 219.331.323 euros.

Projectos contemplados:
Câmaras Municipais (redes culturais) 8.100
Educação pré-escolar 4.327
Extensão de saúde S. João 426.000
Hospital Francisco Zagalo 72.800
Conservação e remodelação do parque escolar: 89.278
Total: 600.505


Verbas para os concelhos:
Espinho - 44 419 327 euros
Aveiro - 21 018 510 euros
Ílhavo - 10 943 355 euros
Águeda - 2 528 628
Albergaria-a-Velha - 3 338 373
Anadia - 902 363 euros
Arouca - 305 317 euros
Castelo de Paiva - 7 144 416
Estarreja - 1 084 673 euros
Santa Maria da feira - 1 676 895 euros
Mealhada - 456 136
Murtosa - 117 453 euros
Oliveira de Azeméis - 1 510 055 euros
Oliveira do Bairro - 248 327 euros
Ovar - 600 505 euros
S. João da Madeira - 585 349 euros
Sever do Vouga - 117 089 euros
Vagos - 1 255 199 euros
Vale de Cambra - 199 741 euros
Vereador da Educação
homenageado em São João


As obras de beneficiação da escola do primeiro ciclo de São João e de construção de um novo jardim-de-infância vão ser uma realidade. A cerimónia simbólica de início dos trabalhos foi também o momento para levar a efeito uma singela homenagem a Álvaro Gomes, o vereador que nos últimos 12 anos tutelou a área da Educação.
Na oportunidade, o presidente da Câmara, Manuel de Oliveira, afirmou: «Se hoje nos orgulhamos de, no concelho de Ovar, termos a melhor rede do pré-escolar do distrito de Aveiro, 85 por cento de escolas cobertas com serviço de refeições e, a grande maioria do parque escolar renovado e reabilitado, com acesso às novas tecnologias da informação, é também ao abnegado esforço, trabalho e dedicação do vereador Álvaro Gomes que o devemos. Por tudo isso, o nosso reconhecimento», finalizou.
Álvaro Gomes passará agora a dar o seu contributo ao município na Assembleia Municipal de Ovar, órgão para o qual foi eleito no passado domingo.
Manuel de Oliveira surgiu acompanhado de responsáveis pelo agrupamento de escolas de Ovar, vereadores, autarcas de freguesia, professores, pais e alunos. Todos quiseram associar-se à homenagem, aproveitando a deslocação à escola da Ponte Nova, em S. João de Ovar, para assistir ao arranque desta empreitada, há muito ansiada pela comunidade educativa local.
Na ocasião, o presidente do Agrupamento de Escolas de Ovar, Manuel Cardoso, referiu que aquele era «um momento de enorme satisfação», pois para si «é condição indispensável para o sucesso educativo que haja bons equipamentos escolares, com qualidade e adaptados às novas tecnologias, como aquele que hoje se inicia».
Reconhecido, agradeceu ainda à Câmara Municipal de Ovar o enorme esforço que tem sido feito na educação e formação das crianças e jovens do concelho de Ovar e lançou um repto «para que continuem a considerar a educação como a prioridade do desenvolvimento em Ovar e no país».(Ler mais na edição do «DA» de domingo, 16.10.05)

Bom-dia!


segunda-feira, outubro 17, 2005

Faziam-se acompanhar por 12 crianças
Três detidos por furto de veículo

No domingo, foram detidas duas mulheres e um homem em Paramos, Espinho, por suspeita de furto de veículo e permanência ilegal no país.
Os suspeitos faziam-se acompanhar por 12 crianças que foram posteriormente entregues no Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho, em Oliveira de Azeméis.
A detenção ocorreu após de uma perseguição efectuada por militares do posto da GNR de Esmoriz e depois do veículo furtado se ter envolvido num acidente.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 31 e os 32 anos, vão ser presentes ao Tribunal de Ovar.
Peseiro vai mesmo embora
11 pessoas detidas, 100 identificadas e 2.100 doses apreendidas
Ovar na rota da «Operação Tá tudo»

Oito homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 24 e os 45 anos, residentes no Porto, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Ovar, foram detidos no âmbito da «Operação Tá tudo», levada a cabo pela PSP este fim-de-semana. Ao que se sabe, os detidos são suspeitos de integrarem a mesma rede de tráfico de estupefacientes.
Durante a investigação, foram, também, identificados cerca de 100 indivíduos, por suspeita de pequeno tráfico ou consumo.
Esta operação, que envolveu um efectivo de cerca de 50 elementos policiais, decorreu nos concelhos de S. João da Madeira, Ovar, Oliveira de Azeméis e Maia, localidades onde a rede operava, fornecendo, assim, a zona Norte, de Oliveira de Azeméis até ao Porto.
Foram apreendidas cerca de 2.100 doses de haxixe, 11 doses de liamba e algumas sementes deste produto, bem como 140 comprimidos de ecstasy.
Por suspeita de serem provenientes da referida actividade ilícita, foram ainda apreendidos sete veículos automóveis, 466 euros, 35 telemóveis e 5 cartões Multibanco.
Com o desenvolvimento destas duas operações, o «stock» de estupefacientes em São João da Madeira ficou a níveis residuais, diminuindo, assim, visivelmente, o narcotráfico, naquela zona; no entanto, o Comando de Polícia de Aveiro ainda não deu como concluída a operação, esperando-se, por isso, novos resultados num futuro próximo.
Até à data, foram detidas, no total, 18 pessoas, identificados cerca de 500 indivíduos, e apreendidas cerca de 14.800 doses de estupefacientes, entre outros artigos.
Os detidos foram, hoje, de manhã, presentes ao Tribunal de São João da Madeira, desconhecendo-se, até ao momento, as medidas de coacção aplicadas.
Esmoriz/Cortegaça
Escolas vão ter Projecto de Expressão Físico Motora

O Executivo Municipal aprovou a celebração de um protocolo de colaboração que permitirá às 390 crianças do 1º e 2º anos das EB’s de Esmoriz e Cortegaça realizarem o projecto de Expressão Físico Motora, no ano lectivo de 2005/2006. O Protocolo dispõe que o Esmoriz Ginásio Clube disponibiliza as suas instalações, (pavilhão, balneários e outras), bem como um professor de Educação Física para coadjuvar os professores que acompanham os alunos, para além de assegurara o transporte dos alunos entre o pavilhão e as Escolas; A Câmara de Ovar financia o projecto, com um apoio mensal de 1 560 €, destinados a comparticipar nas despesas inerentes ao projecto.
A Câmara de Ovar aprovou ainda a proposta de celebração de um protocolo que permitirá aos 712 alunos dos 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas de Ovar beneficiarem do projecto de Educação e expressão Musical, em parceria com o Orfeão de Ovar. Neste âmbito compete ao Orfeão de Ovar a colocação dos docentes necessários para as 38 turmas e à Câmara de Ovar o financiamento do projecto no valor mensal de 3 560 €.
Livros
"Harry Potter" e "Astérix" conquistam
liderança das vendas em Portugal


"Harry Potter e o Príncipe Misterioso", o sexto volume da saga de JK Rowling, e "Astérix - O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça", de Albert Uderzo, conquistaram os lugares cimeiros das livrarias FNAC e Bertrand.
De acordo com informação das duas cadeias livreiras, entre 10 e 16 de Outubro "Harry Potter" foi o número um nos tops da Bertrand e da FNAC, enquanto as novas aventuras do gaulês "Astérix" ocupam a segundo posição.
Os dois destronados, "O Confessor", de Daniel Silva, que liderava o ranking da Bertrand, e "Eldest", de Christopher Paolini, que era número um na FNAC, ocupam agora o terceiro e o quarto posto das respectivas tabelas.
Do top da FNAC consta outra novidade, "Predadores", de Pepetela, que entrou para o oitavo lugar, e para o top da Bertrand entraram "Tudo o que Ele Sempre Quis" (4ª posição) e "Sudoku Puzzle Book" (9º lugar).
Segue-se a tabela de vendas das duas maiores redes livreiras portuguesas:



Top Bertrand:

1º (N) - "Harry Potter e o Príncipe Misterioso" - JK Rowling
2º (N) - "Astérix - O Céu cai-lhe em Cima da Cabeça" - Albert
Uderzo
3º (1º) - "O Confessor" - Daniel Silva
4º (N) - "Tudo o que Ele Sempre Quis" - Anita Shreve
5º (2º) - "Eldest" - Chrisopher Paolini
6º (5º) - "Anjos e Demónios" - Dan Brown
7º (3º) - "A Comenda Secreta" - Maria João Pardal
8º (4º) - "Os Piores Contos dos Irmãos Grimm" - Mario Delgado
e Luis Sepúlveda
9º (N) - "Sudoku Puzzle Book" - Autor Não Identificado
10º (8º) - "Quem Ama Acredita" - Nicholas Sparks



Top FNAC 1º (N) - "Harry Potter e o Príncipe Misterioso" - JK Rowling 2º (N) - "Astérix - O Céu cai-lhe em Cima da Cabeça" - Albert Uderzo 3º (2º) - "O Confessor" - Daniel Silva 4º (1º) - "Eldest" - Chrisopher Paolini 5º (4º) - "Anjos e Demónios" - Dan Brown 6º (6º) - "Tudo o que Ele Sempre Quis" - Anita Shreve 7º (3º) - "Os Piores Contos dos Irmãos Grimm" - Mario Delgado/Luis Sepúlveda 8º (N) - "Predadores" - Pepetela 9º (7º) - "Quem Ama Acredita" - Nicholas Sparks 10º (5º) - "No Meio do Nosso Caminho" - Clara Pinto Correia

domingo, outubro 16, 2005

Basquetebol: Liga (1ª jornada)
Barreirense, 62 - Ovarense, 79

A Ovarense Aerosoles cumpriu a sua obrigação e venceu esta tarde o Barreirense, na primeira jornada da Liga TMN em basquetebol. Eis os outros resultados:

- Sábado (15 Out):
Ginásio - Queluz, 69-71
- Domingo (16 Out):
Oliveirense - Aveiro Basket, 98-77
FC Porto - Belenenses, 88-89
CAB Madeira - Lusitânia, 93-80
Santarém - Benfica, 56-84

- Programa da 2ª jornada (22/23 Out):
Aveiro Basket - Santarém
Ovarense - FC Porto
Ginásio - Barreirense
Lusitânia - Queluz
Benfica - CAB Madeira
Belenenses - Oliveirense
Futebol - Liga Honra
Estoril-Praia, 3 - Ovarense, 2
Vareiros caem para o último lugar

O Estoril-Praia arrecadou hoje três pontos num triunfo difícil de explicar, face à incipiente exibição produzida perante uma equipa da Ovarense que mostrou bom trabalho colectivo e, com um pouco de sorte, podia ter alcançado pelo menos um dos pontos em jogo.
A Ovarense começou mesmo da melhor maneira, ao ganhar vantagem no marcador, num contra-ataque que Tito concluiu com um remate forte e indefensável, num lance que surpreendeu a defensiva "canarinha", ainda a recuperar de uma incursão à área visitante.
Valeu ao Estoril-Praia o derrube de Tito a Dady, na área ovarense, tendo Ludemar concretizado a correspondente grande penalidade para estabelecer o empate 1-1, que deu novo ânimo ao conjunto anfitrião.
Um espectacular golo do recém-entrado Paulo Sousa, num disparo seco dirigido ao canto superior direito, resultou aos 63 minutos na primeira vantagem estorilista, que Souaidy alargou para 3-1 aos 75, com um forte e indefensável remate à entrada da área.
Mas a desvantagem de dois golos não fez a Ovarense baixar os braços. Através de lances de bola corrida e de desmarcações variadas, os visitantes provocaram embaraços à defesa da casa, que aos 80 minutos viu Gisvi bater Ernesto pela segunda vez, com claras culpas para os centrais "canarinhos".
Os últimos minutos decorreram sob grande tensão, face à escassa vantagem estorilista, tendo o treinador-adjunto, o antigo internacional Tulipa, e o delegado da Ovarense, Manuel Ferreira, sido expulsos devido a protestos baseados numa hipotética grande penalidade que, segundo a sua opinião, o árbitro deixou passar em claro.
Com mais esta derrota, a Ovarense caiu para o último lugar da classificação da Liga de honra, após a sétima jornada.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:
0-1, Tito, 11 minutos.
1-1, Ludemar, 14, de grande penalidade.
2-1, Paulo Sousa, 63.
3-1, Souaidy, 75.
3-2, Gisvi, 80.

Equipas:
- Estoril-Praia: Ernesto, Marco Silva, Buba, João Comboio, Jorginho, Yoni (Moses, 54), Marco Paulo, Carioca (Souaidy, 62), Moreno, Dady e Ludemar (Paulo Sousa, 45).
(Suplentes: Fábio, Perry, Sérgio Brás, Paulo Sousa, Moses, Souaidy e Abel).

- Ovarense: Rui Correia, Artur, Hector (André Soares, 77), Edgar, Tito, Edú (Serginho, 69), Miguel Soares, Paulinho, Marcelo Henrique, Eduardo Souza e Ricardo Jorge (Gisvi, 69).
(Suplentes: Évora, Hugo Coelho, Serginho, Gisvi, Hélder Bruno, André Soares e Nélson).

Árbitro: Nuno Almeida, do Algarve Acção disciplinar: cartão amarelo para Tito (15), Carioca (39), Ricardo Jorge (47), Paulinho (68), Marco Paulo (91) e Ernesto (93).
Assistência: cerca de 500 espectadores.
Constelação de estrelas quer regressar aos títulos
É proibido não ganhar

Esta deverá ser a palavra de ordem. Após a agressividade nas contratações durante o defeso, que permitiu a vinda para Ovar de alguns dos melhores jogadores a actuar em Portugal - Heshimu Evans, Ian Stanback, Jarret Stephens, Ike Nwankwo e Nuno Perdigão -, a ordem é para ganhar títulos, de modo a inverter os insucessos
passados. É que exceptuando a conquista do Torneio dos Campeões em 2004, é preciso recuar até Setembro de 2001 para ver um título da Ovarense, na altura, a Supertaça.
Henrique Vieira tem assim um Dreamteam à disposição, querendo também ele inverter a tendência de chegadas a finais. É que em 13 finais de competições que atingiu enquanto treinador, apenas ganhou três: Taça da Liga, Taça de Portugal e Supertaça, em 2003 com a Oliveirense, tendo perdido já cinco finais do campeonato.
Contudo, não foi fácil este início de época para a Ovarense que, em duas finais realizadas acabou por perder ambas - Torneio dos Campeões contra o FC Porto e Supertaça contra o Queluz -, ainda que haja três troféus em disputa.
A isto é preciso juntar a aus~encia de Ian Stanback, a contas com uma suspensão de 60 dias por parte da federação de basquetebol que tem impedido o português de dar o seu contributo aos vareiros.
A época de 2005/06 poderá ser então uma temporada de conquistas em Ovar, mais a mais porque será no próximo ano que a Arena Multiusos da cidade ficará concluída, substituindo o velhinho mas escaldante Pavilhão Dr. Raimundo Rodrigues.
Com nomes consagrados como Heshimu Evans ou Jarret Stephens, a liderarem o conjunto em termos de pontos, sob a batuta de Nuno Perdigão e Fernando Neves, que terão mais oportunidades este ano, enquanto se espera que Ben Reed, o atirador contratado para o lugar do «filho pródigo» Jaime Silva confirme as suas credenciais de marcador.
A Ovarense Aerosoles inicia hoje a sua participação na Liga TMN, com uma deslocação ao Barreiro, onde vai defrontar, o Barreirense, às 18 horas..


Orçamento: 525 mil euros
Época 2004/05: 2.º classificado e finalista vencido no play-off (24v-8d na fase regular)
Palmarés:
1 campeonato da Liga
1 campeonato da federação
2 taças de Portugal
3 taças de Portugal
5 Supertaças

A figura
Evans, o conquistador

Chegou, viu e ganhou. O posante extremo foi o jogador, ainda em actividade na LCB, a conquistar tudo em Portugal, em apenas quatro anos. A juntar a isso, só mesmo os prémios de MVP que já conquistou, incluindo dois na fase regular. Desde que chegou a Portugal, em 2001, Heshimu Evans fez logo a diferença, notabilizando-se como um all around (extremo, poste-baixo ou base), atingindo facilmente a fasquia das dezenas em pontos, ressaltos faltas provocadas, a que junta sempre meia dúzia de assistências ou um par de roubos de bola.
O regresso a Ovar foi entusiasmante para a equipa, que ainda se recorda da última passagem de Evans na segunda metade da época 2002/03 e a recordação negra de o deixarem partir para o FC Porto, tendo opção sobre ele. O resultado: Mu conquistou tudo com os portistas!
Ele matou o borrego

Nuno Gomes celebra um dos dois golos
que marcou ontem no Estádio do Dragão, no Porto.
O Benfica não vencia o FC Porto em casa há 14 anos.
O avançado benfiquista quebrou o longo jejum das
águias na noite em que Ronald Koeman se superiorizou
a Co Adriaanse no duelo dos treinadores holandeses.
Foto: Armando França/AP/«Público»
Voleibol
Esmoriz,3 - Benfica, 2 (31-29, 25-15, 21-25, 14-25, 15-13)
Esmoriz trava Benfica

Depois de ter ganho tudo o que havia para ganhar no ano passado, o Benfica começou da pior forma a defesa do título de campeão nacional. Os encarnados pareceram surpreendidos pelo arranque de "faca nos dentes" do Esmoriz. Com Roberto Reis (especialmente) e Luís Samuels (que demorou a aquecer) a providenciar o fogo de cobertura, a equipa da Barrinha chegou aos cinco pontos de vantagem (11-6). No entanto, os encarnados acalmaram e começaram a reagir, com o bloco em evidência. A partir daí, imperou o equilíbrio. O Esmoriz atacava bem, apesar do bloco sentir dificuldades frente às torres benfiquistas. As forças equivaliam-se e foi só aos 31-29 que fechou o primeiro "set". Os 25-15 do segundo pareciam deixar os benfiquistas à beira do desastre total, mas a malapata esmorizense voltou a assombrar um pavilhão quase lotado. Quando podia fechar o jogo, o Esmoriz foi-se abaixo. O Benfica começou a impôr-se, com André Lopes em destaque no tiro e Éden Sequeira no bloco. Os nortenhos sentiam dificuldades nesse aspecto, especialmente quando Jurisic não estava. Nos campeões nacionais, Douglas Bruce lesionava-se, dificultando a distribuição. Com 21-25 e 14-25, o Benfica forçava a "negra". Mas desta vez é que foi e o Esmoriz, finalmente, quebrou o enguiço de perder jogos com 2-0 de vantagem.

- Classificação: J V D Sets P
1. Vitória Guimarães 1 1 - 3-0 2
2. Académica Espinho 1 1 - 3-1 2
3. Marítimo 1 1 - 3-2 2
. Esmoriz 1 1 - 3-2 2
. Fonte Bastardo 1 1 - 3-2 2
6. Benfica 1 - 1 2-3 1
. Ginásio Vilacondense 1 - 1 2-3 1
. Sporting Espinho 1 - 1 2-3 1
9. Académica 1 - 1 1-3 1
10. Leixões 1 - 1 0-3 1
... Antigos Alunos - - - - - -
... Castelo da Maia - - - - - -

sábado, outubro 15, 2005

Janet Jackson no seu melhor


A maninha mais nova de Michael Jackson está em grande forma como se pode constatar neste vídeo. Mas não, não é o clip do novo single da cantora. Depois da situação no «Superbowl», agora Janet mostra quase tudo.
XII Festovar
«Viúva porém honesta»
na Casa da Contacto


A Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar - CONTACTO, inicia hoje mais um Festovar.
Até 26 de Novembro, sobem ao palco dezena e meia de peças subordinadas ao tema deste ano do certame, "O encenador, construtor de sonhos".
O orçamento do XII Festovar ronda os 35 mil euros, sendo a Câmara Municipal de Ovar a principal patrocinadora, muito embora a organização tenha a colaboração da Junta de Freguesia de Ovar, INATEL, Governador Civil e algumas empresas.
Todos os espectáculos terão lugar na Casa da Contacto, Rua Dr. José Falcão nº 237, em Ovar.
Hoje:
Dia 15 Outubro - 21:45 Horas
Grupo Cénico de S. Joaninho
Peça: "Viúva Porém Honesta"
Autor: Nelson Rodrigues
Género: Farsa
Encenação: Manuel Ramos Costa
Classificação: Para adultos

Mas as propostas teatrais no concelho não se ficam por aqui. Em Esmoriz, a companhia de teatro "Renascer" está a organizar mais um certame teatral. Até 26 de Novembro, pelo do Cine-Teatro Esmoriztur desfilam talentos no VI Festival de Teatro Renascer 2005.
Hoje:
Dia 15 - 21:30 Horas
Teatro Experimental de Mortágua
Peça: "Joana D'Arc"
Autora: Helena Almeida Pimenta

sexta-feira, outubro 14, 2005

Na Junta de Freguesia de Ovar
BE vai ser o fiel da balança

«O BE não entra em qualquer acordo para o próximo Executivo, quer por parte do sugerido pelo PS, quer pelo PSD», anunciou, hoje, José Manuel Gomes, eleito pelo BE na Assembleia de Freguesia de Ovar, colocando ponto final nas especulações de que poderia haver um acordo para unir a esquerda e inviabilizar a liderança «laranja» naquele órgão autárquico.
Assim, o eleito «bloquista», em conferência de imprensa realizada esta manhã, promete votar «proposta a proposta sem complexos políticos na Assembleia de Freguesia de Ovar». Mais: O antigo colega de executivo da socialista Esmeralda Souto, pensa que é chegada a altura de se tirarem ilações do resultados das eleições do passado domingo para a junta vareira, em que o PSD elegeu seis mandatos, o PS cinco e CDU e BE um cada: «O BE não se sente responsável pelo maior numero de votos obtido pelo PSD, cenário que se deve ao tipo de gestão dos últimos 12 anos e no caso do último mandato, dos partidos que dividiram a gestão do executivo. Esses sim são os responsáveis do PSD recuperar este órgão autárquico, ainda que só por meia centena de votos».
«Não compreender a reacção do eleitorado é querer branquear a prática até aqui seguida e que esteve à vista de todos», terminou.
Gripe das aves

Prevenir é palavra de ordem. Mas tal não se afigura fácil por causa da incontrolável migração das aves. Não esquecer que a Ria de Aveiro é muito procurada pela passarada migratória.