terça-feira, maio 24, 2005

Trabalhadores da Yazaki marcam greve para Junho

Os trabalhadores da Yazaki Saltano de Ovar – empresa japonesa do sector dos componentes automóveis que se prepara para fazer desaparecer cerca de 500 postos de trabalho na área das cablagens – vão entregar à empresa um pré-aviso de greve para o próximo dia 1 de Junho, adiantou ao DE fonte sindical.
A decisão dos trabalhadores em avançarem para a greve surge como resposta ao “total desconhecimento do conteúdo das negociações” que o Governo mantém com a administração do grupo – a nível europeu e não apenas nacional. Segundo a mesma fonte, representante do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Centro (SIEC), “há cerca de três semanas que os trabalhadores não sabem do andamento das negociações” apesar dos esforços do sindicato em, junto do Ministério da Economia, tomar conhecimento do processo.
De concreto, os trabalhadores sabem apenas “que a administração da Yazaki Saltano mantém a decisão de deslocalizar as cablagens” para a Eslováquia e Turquia, desconhecendo se a proposta do sindicato – deslocar os 500 trabalhadores para a produção de outros componentes – está ou não em cima da mesa das negociações entre o grupo nipónico e o Governo português.
Ontem mesmo o sindicato organizou um plenário às portas da empresa em Ovar –“que a Yazaki quer dar como ilegal” – para pressionar as partes envolvidas na audição dos trabalhadores. Se até 1 de Junho houver qualquer desenvolvimento do impasse, os trabalhadores ponderam a hipótese de assumir outras formas de luta.

1 comentário:

Alfredo de Sousa disse...

Parabéns Zarolho. Estou de acordo consigo. Viva o povo trabalhador!!!