segunda-feira, maio 09, 2005

Intervenções na Barrinha começam a dar frutos
JSD aplaude regresso da Bandeira Azul
a Esmoriz e Cortegaça

Com efeito, depois de terem sido sucessivamente penalizadas pelas descargas poluentes da Barrinha de Esmoriz sobre as suas águas, as duas praias do norte do concelho voltam, este ano, a merecer uma distinção pela sua qualidade.
A JSD de Ovar regozija-se por esta boa notícia, cabendo aqui a honrosa referência ao trabalho que tem sido desenvolvido pela Estrutura de Coordenação e Controle das Intervenções na Barrinha de Esmoriz, bem como às demais entidades envolvidas neste projecto, que tem sido liderado de forma competente e eficaz, como agora se constata, pelo engenheiro Álvaro Santos.
Após cerca de um ano e meio de intervenções estruturantes, designadamente no que respeita à gestão controlada da abertura da Barrinha ao mar, a eficácia deste projecto fica hoje comprovada e claramente expressa através do regresso da Bandeira Azul às praias de Esmoriz e Cortegaça.
A recuperação da Bandeira Azul pelas duas praias evidencia as diferenças profundas entre uma intervenção planeada e responsável – embora, tantas vezes, polémica – e aquilo que eram, outrora, as descargas acidentais da Barrinha para o mar, que tão graves prejuízos trouxeram ao prestígio turístico destas zonas balneares.
Assim, a JSD enaltece o trabalho já realizado em prol da despoluição da Barrinha, que vai possibilitar aos veraneantes o usufruto, com qualidade e segurança, destas duas praias do concelho de Ovar.(Ler mais)

Sem comentários: