sexta-feira, maio 20, 2005

PSD esteve de visita aos principais museus do concelho
Na data em que se celebrou o Dia Internacional dos Museus, o PSD de Ovar realizou uma visita aos espaços museológicos mais emblemáticos do concelho, para melhor conhecer o seu património, mas também os projectos e as dificuldades que caracterizam cada um. O roteiro desta visita incluiu o Museu de Ovar, a Casa Museu de Arte Sacra e o Museu Júlio Dinis, na sede do Concelho, e o Museu Escolar, em Válega.
A exiguidade dos espaços de exposição é um problema sério no Museu de Ovar, que possui um importante acervo de obras de arte, antiguidades e peças históricas, inteiramente resultante de doações. A colecção é de tal forma extensa que, como admitiram ao PSD os responsáveis pela instituição, não existe espaço suficiente no edifício para expor todas as peças ali guardadas. O sonho dos dirigentes para o futuro do Museu passa pela ampliação e modernização das instalações, o que, para além do óbvio contributo à Cultura, valorizaria significativamente o centro histórico da cidade.
O problema da falta de espaço estende-se também ao Museu Escolar de Válega, cuja colecção está restringida a uma antiga sala de aulas da Escola Oliveira Lopes. Aquele que foi, ao tempo da sua inauguração, um dos estabelecimentos de ensino mais modernos do país, carece actualmente de alguma dinamização, assim como o seu precioso museu. Possuidor de um conjunto único de mobiliário escolar e de material de estudo da época do Estado Novo, o museu é um extraordinário repositório de lembranças daquilo que foi o ensino em Portugal na primeira metade de século passado. Contudo, e apesar de constituir uma mais-valia para o património cultural do Concelho de Ovar e de toda a região, o Museu Escolar encontra-se cada vez mais esquecido e solitário, fruto da divulgação deficiente que lhe tem sido feita.(Ler mais)

2 comentários:

Alfredo de Sousa disse...

Fiquei surpreso com este artigo sobre a visita do PSD aos museus do nosso concelho. Sem demagogia, sem acusações de baixo nível...
Apesar de nunca ter gostado do cor-de-laranja, confesso publicamente que tu, Alvarinho (deixa-me usar o diminutivo, pois tenho idade para ser teu pai), és um macedence diferente de um outro macedense que anda por aí, mas nunca vai aos lugares certos.
Eu não sou macedense, mas sinto orgulho, como cidadão do concelho, em ver que um jovem está preocupado com a cultura local e, sem medos, dá a cara e tenta saber dos reais problemas do concelho. Acho que não foi visitar os museus para lhes prometer nada. O seu objectivo deve ter sido bem diferente: conhecer a realidade, sim, promover uma política cultural arejada, mais próxima da realidade. Só um indivíduo atento e actuante pode merecer a nossa confiança. Permitam-me confessar uma coisa: nunca votei num "miúdo". Não sei bem porquê... achava que os "cotas" como eu me davam mais garantias. Mas estava errado...
Continua assim. Não tropeces nem sigas sem orientação. Nunca te desvies do bom caminho. Não sejas mais um macedense que por cá passou.

Alfredo de Sousa disse...

"Já agora, onde é que trabalha mesmo o Alvarengo, julgo que é em Aveiro. Só não percebo porque é que o vejo muitas vezes em ovar"

Se calhar é porque vive cá, não? É bom saber que o candidato está cá em Ovar sempre que pode, porque é um sinal de que deve gostar desta terra. Ao contrário de um certo Presidente da Câmara que trabalhava cá mas, sempre que podia, fugia para Aveiro.