sábado, maio 21, 2005

Basquetebol: Liga (1/2 finais)
Campeão FC Porto adianta-se à Ovarense

O FC Porto, campeão em 2003/04, visitou hoje o recinto da Ovarense, a quem o título da Liga portuguesa de basquetebol foge desde 2000, e venceu o primeiro jogo das meias- finais do "play-off", com equilibrado marcador de 102-100.
Os "dragões", liderados pelo técnico Luís Magalhães, bateram equipa vareira, orientada por Henrique Vieira, que desperdiçou assim a vantagem de ter o público do seu lado.
Mesmo sobre os segundos finais, o norte-americano Justin Bailey marcou o "cesto" decisivo, numa boa jogada individual, fazendo esquecer a exclusão do extremo e seu compatriota Heshimu Evans, que averbara cinco faltas pessoais.
O "cinco" de Ovar esteve sempre em desvantagem no final dos quatro períodos (18-30, 42-47, 71-81 e 100-102), apesar dos esforços do base Jaime Silva, do extremo norte-americano Jason Sasser e do extremo-poste polaco Michal Ignerski, que levaram a sua equipa a uma forte reacção final.
O internacional português conseguiu mesmo converter cinco dos seus 10 lançamentos de trás da linha de três pontos, atingindo os 27 pontos, à frente dos seus companheiros Sasser (23) e Ignerski (22). O polaco, do alto dos seus 2,05 metros de altura, obteve três "triplos" em seis tentativas.
O segundo encontro das meias-finais, à melhor de cinco partidas, realiza-se domingo, pelas 15:05, novamente em Ovar, enquanto o FC Porto será o anfitrião nos dois jogos seguintes, agendados para sexta-feira e domingo (27 e 29 de Maio). Caso seja necessária a disputa da "negra", a Ovarense luta então pelo acesso à final em casa.
No primeiro encontro da outra meia-final, realizado quinta- feira, o Queluz, primeiro classificado da fase regular da Liga, superiorizou-se no seu reduto à Oliveirense, quinta posicionada, por 65-64.

Sem comentários: