sexta-feira, maio 27, 2005

Governo mantém investimento
na recuperação da barrinha de Esmoriz


O ministro do Ambiente garante que as verbas inscritas no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) previstas para este ano para a requalificação ambiental da Barrinha de Esmoriz, em Ovar, se mantêm. A informação foi dada anteontem pelo deputado do PSD Hermínio Loureiro aos ambientalistas do Movimento Cívico Pró-Barrinha que foi ao Parlamento entregar um abaixo-assinado com seis mil assinaturas para "obrigar" os deputados a discutirem este problema na Assembleia da República.
Hermínio Loureiro interpelou Francisco Nunes Correia na Comissão do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e obteve a garantia do ministro de que o Executivo de Sócrates pretende manter o programa para a recuperação da maior bacia lagunar do norte do país, iniciada pelo anterior Governo.
O deputado eleito por Aveiro lembrou a Nunes Correia a resolução do Conselho de Ministros que declarou a Barrinha de Esmoriz "área crítica de recuperação ambiental", criando na mesma altura uma estrutura de acompanhamento à intervenção que começou em 2004. Em resposta à interpelação do ex-secretário de Estado do Desporto, o titular da pasta do Ambiente garantiu que os 340 mil euros previstos em PIDDAC para o Estudo de Impacte Ambiental, "importantíssimo para que a obra se concretize", se mantinham.
Com uma comitiva de nove pessoas, entre os quais três elementos do Fundo de Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS) e alunos da Faculdade de Ciências do Porto e o professor Henriques Souto da Universidade Nova, o Movimento Cívico Pró-Barrinha foi recebido pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, antes de reunir com a Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, e com os diversos partidos com assento parlamentar, excepção feita ao CDS/PP e Bloco de Esquerda que estavam já presentes no hemiciclo onde se discutiam as medidas para combater o déficit.(«Comércio»)

Sem comentários: