sexta-feira, maio 06, 2005

Bandeira Azul
Cortegaça e Esmoriz recuperam galardão

Na lista que a Associação Portuguesa da Bandeira Azul divulgou das praias que poderão hastear o símbolo de qualidade durante a próxima época balnear, voltam a constar Cortegaça e Esmoriz, que se juntam à praia do Furadouro, prefazendo um total de três bandeiras no nosso concelho. Recorde-se que as marés negras que se registaram no Verão de 2003 naquelas praias, originadas por descargas poluentes da Barrinha de Esmoriz, impediram a atribuição da Bandeira.
São 191 as bandeiras conquistadas este ano em Portugal que vão agora ser alvo de uma nova inspecção pela Associação Portuguesa da bandeira Azul, para certificar que a partir de 01 de Junho, quando começa a época balnear, continuam a cumprir os requisitos da qualidade.
Entre os critérios da atribuição da bandeira azul estão a qualidade da água, a educação e gestão ambiental (não podem haver cães nas praias) e equipamentos como os caixotes de lixo, limpeza de sanitários e veículos motorizados a circular.
Comparando com anos anteriores, este é o ano com mais bandeiras.
Em 1987 foram atribuídas as primeiras 61 bandeiras a praias portuguesas, dez anos depois este número chegava aos 119.
A tendência foi sempre crescente até 2003, quando 169 praias foram galardoadas, mas no ano seguinte o número caiu para 162. A recuperação voltou este ano, com 191 praias galardoadas.

Sem comentários: