terça-feira, maio 03, 2005

Obras no centro histórico
devolvem espaço aos peões


O vereador José Américo estima que as obras no Largo Famílias Soares Pinto, na envolvente ao chafariz do Neptuno, em Ovar, terminem em Junho próximo e quando isso acontecer, «muito pouco terá a ver com a ideia que ainda hoje tempos dele». Os trabalhos, orçados em 184 mil euros, pretendem acentuar a centralidade urbana do espaço como local de referência e reforçar a sua vivência, pelo que está a ser nivelado e repavimentado todo o piso da praça.
A acessibilidade automóvel vai ser condicionada e o estacionamento temporário será limitado. O ambiente vai ser valorizado com equipamento urbano mais adequado, com bancos e papeleiras, a introdução de mais arborização, com reimplantação de árgvores e floreiras e ainda a instalação de melhor iluminação.
O projecto contempla igualmente uma intervenção ao nível do equipamento existente por baixo do mirante, com vista ao nascimento de um lugar mais atractivo que proporcione e reforce a sua permanência e vivência como espaço urbano. A proposta contempla a demolição do interior do actual edifício e o desmonte da fachada e balaustrada superior do mirante. O novo edifício ocupará uma maior profundidade, mantendo os espaços destinados a barbearia e tabacaria e reservando o espaço central para um café e bar que muitos apontam como sendo o sucessor do café «Progresso», encerrado há dois anos, o que ajudou a desertificar a zona. O vereador José Américo mostra-se esperançado que as alterações propostas possam devolver a vivacidade à envolvente do Neptuno, ponto de encontro de gerações de vareiros.
As mudanças são, de resto, bem visíveis no Largo da Rua Padre Ferrer, que se encontrava bastante degradado e que se transformou num espaço harmonioso após a intervenção, já concluída.
Outro exemplo é a Rua Dr. João Frederico. Ao pavimento, anteriormente, bastante degradado e irregular, foi conferido algum desenho, de modo a integrar esta artéria na rede de circulação pedonal do núcleo central da cidade e também no traçado de uma nova rede de águas pluviais. O projecto complementou-se com a implantação de mobiliário urbano como candeeiros de iluminação valorativa, papeleiras e limitadores de circulação automóvel. Ao lado, a reconversão do Largo dos Bombeiros Voluntários de Ovar, orçada em 46 mil euros, nivelou o espaço do cruzeiro e o largo foi repavimentado, contando agora com bancos e papeleiras, floreiras e melhor iluminação, já para não falar no repuxo que foi beneficiado e ficou a funcionar.(«Diário de Aveiro»)

Sem comentários: