segunda-feira, maio 02, 2005


Basquetebol
Taça (final a 8)
Queluz arrecada troféu ao vencer Ovarense

O Queluz, vencedor da fase regular do Campeonato da Liga Profissional, conquistou ontem pela segunda vez a Taça de Portugal de basquetebol masculino, cuja "final a 8" que decorreu em Tondela, ao derrotar a Ovarense na final, por 71- 62.
Ovarense e Queluz mostraram por que foram as duas primeiras classificadas da fase regular do Campeonato da Liga Profissional, numa partida muito disputada, com as duas formações a alternarem na liderança do marcador, a pouquíssimos pontos de diferença.
Só nos derradeiros minutos é que o Queluz se conseguiu distanciar, acabando o jogo com uma diferença de nove pontos.
A equipa da linha de Sintra, que tinha conseguido o único título na Taça de Portugal na época de 1982/83, entrou melhor no jogo, pontuando logo com um "triplo" de Tomás Rodrigues, mas depois o equilíbrio foi o tom dominante.
No primeiro período, os lançamentos de três pontos foram fundamentais para ambas as equipas. Dos 20 pontos conseguidos pelo Queluz, 15 deveram-se a "triplos", marcados por Francisco Rodrigues, Tomas Rodriguez e Miguel Miranda.
A um minuto do final do primeiro parcial, registava-se um empate (17-17) e foi também com um "triplo" de Jaime Silva que a equipa "vareira" deu a volta ao marcador, ficando a vencer.
Mas, mais uma vez, o empate a 20 pontos ficou a dever-se a um lançamento de três pontos, de Miguel Miranda.
No segundo parcial, as duas equipas apertaram a defesa e não permitiram a marcação de tantos pontos.
A equipa da linha de Sintra esteve a vencer nos primeiros cinco minutos, mas o jogo disputava-se "taco a taco" e a Ovarense mostrava ter argumentos para conquistar o troféu que lhe fugiu na final do ano passado, frente ao FC Porto.
Ainda que em desvantagem ao intervalo (36-34), a formação de Ovar não esmoreceu e, de regresso ao campo, passou logo no primeiro minuto para a frente no marcador, mercê de um lançamento de três pontos Herman Alston.
A partir daí foram constantes os momentos de empate e alternância no marcador, num parcial de 19-19, com jogadas muito duras, que se traduziram em muitas faltas cometidas por ambas as equipas.
No último período, um "triplo" de Jaime Silva colocou de novo a Ovarense a vencer (58-59), mas nos minutos finais a equipa de Sintra destacou-se, ao marcar um lançamento de três pontos e três de dois pontos. O parcial acabou com uma diferença de 16-9.

Sob a arbitragem de António Correia, António Coelho e Fernando
Rocha, as equipas alinharam e marcaram no Pavilhão Municipal de
Tondela:
- Queluz: Francisco Rodrigues (12), Tomas Rodriguez (19),
David Vik, Carlos Andrade (16) e Leroy Watkins (12) - "cinco" inicial.
Jogaram ainda Armando Costa (4), Miguel Miranda (8), Dusan Macura e
Filipe Gomes.
- Ovarense: Walter Jeklin (14), Jason Sasser (18), Herman
Alston (7), John Tomisch e Michael Wilson - "cinco" inicial. Jogaram
ainda Jaime Silva (16), Nuno Manarte e Omar Barlett (7).
Marcha do marcador: 20-20 (10 minutos), 36-34 (intervalo), 55-
53 (30 minutos) e 71-62 (final).
Assistência: Cerca de 1.500 espectadores.

Sem comentários: