domingo, maio 15, 2005

Falta de vedação atrasa abertura de ligação à 109
Presidente da Câmara diz que Lusoscut e EP não se entendem quanto à responsabilidade da obra Estrada está pronta há quase um mês

Apesar de estar concluída há quase um mês, a ligação da EN 109, na zona norte do concelho de Ovar, à A29, o antigo IC1, ainda não foi aberta à circulação automóvel. Tal situação deve-se, segundo o presidente da Câmara, Manuel Oliveira, ao facto de as duas entidades envolvidas, a Estradas de Portugal e a Lusoscut, ainda não terem chegado a consenso sobre quem é responsável pela colocação de redes de protecção nas margens da via, o que parece ser a única questão que falta ultimar.
Segundo Manuel Oliveira, tal questão, "meramente burocrática", não deveria, no entanto, ser impeditiva à abertura do troço. O autarca lembrou mesmo que, no caso da Circular Sul de Ovar, em Válega, a via foi aberta apesar de ainda agora estarem pendentes algumas questões relativas a acessos às propriedades privadas.
"A obra, iniciada há cerca de sete meses, está pronta há algumas semanas, mas ainda não está ao serviço das populações. Trata-se de uma acessibilidade essencial à cidade e ao concelho. É um dos principais acessos à zona industrial, mas também às praias e à ria, o que a torna fundamental, agora que está prestes a inciar-se a época balnear", explicou o autarca que disse ter já encetado contactos com as duas entidades, apelando ao bom-senso, mas, ainda assim, não ficou definida qualquer data de abertura do troço. "Esta via será uma importante ligação de Ovar aos concelhos do interior, como S. João da Madeira e Santa Maria da Feira e, consequentemente, ao Hospital de S. Sebastião, que está articulado com o Hospital de Ovar", salientou Manuel Oliveira.(«JN»)

Sem comentários: