sábado, novembro 19, 2005

PSD reclama intervenção urgente face a investidas do mar

O PSD de Ovar lançou hoje um alerta para os "sinais de ameaça" do mar sobre a costa e reclamou um "tratamento excepcional" para a situação, particularmente grave no bairro piscatório de Esmoriz.
Dirigentes locais, autarcas e deputados do PSD visitaram hoje as praias do concelho, onde nos últimos dias o mar tem feito investidas.
"Queremos alertar mais uma vez para esta situação preocupante. Estamos a entrar no Inverno com as marés vivas e o mar está a dar sinais de ameaça", disse aos jornalistas Álvaro Santos, vereador da oposição na Câmara de Ovar e presidente da concelhia do PSD.
Segundo o autarca, foi recebido na Câmara um ofício do Instituto Nacional da Água (INAG), em que se comunicava que a situação era do conhecimento daquela entidade, mas aguardava disponibilidade financeira para realizar as obras de defesa costeira necessárias.
Para Álvaro Santos, "Ovar é um dos concelhos mais fustigados pelo avanço do mar e as situações excepcionais devem ter um tratamento excepcional".
A situação mais preocupante verifica-se no bairro dos pescadores de Esmoriz, onde na noite de sexta-feira o mar galgou a praia e entrou nas casas mais próximas.
Em 1997, foi assinado um protocolo entre a autarquia e o INH visando transferir o bairro piscatório para nascente, nos termos do qual as casas novas deveriam estar construídas no ano 2000. "Está tudo na mesma e a Câmara e a administração central têm grandes responsabilidades", acusou o vereador da oposição, salientando que vivem ali "centenas de pessoas em condições desumanas, com as ratazanas que se escondem nos esporões a entrarem para as habitações quando o mar sobe".
Outro local visitado foi a praia da Cortegaça, onde uma escola está em cima da duna e o mar avançou cerca de 50 metros a sul, junto a um parque de campismo.
Em Maceda, embora não estejam populações em risco imediato, o mar "comeu" as dunas primária e secundária, formando uma ravina com cerca de 20 metros, que no Verão não existia.
O PSD de Ovar teme que a construção dos molhes do Douro seja mais um entrave à deposição de sedimentos a sul e à recarga natural das praias e como medida urgente reclama a reconstrução da cabeça dos esporões em Ovar e a reparação das obras longitudinais, ainda que o sistema de defesa do cordão dunar careça de uma intervenção de fundo.
Regina Bastos, deputada do PSD pelo círculo de Aveiro, prometeu levantar a questão na Assembleia da República, "logo que haja disponibilidade de agenda parlamentar".
"Sabemos que o país vive com dificuldades graves e compreendemos que o governo tem de ser criterioso nas despesas, mas não compreendemos que não haja verbas para estas obras urgentes e se mantenham as SCUTs e se pense em Otas e TGVs", declarou no final da visita.

Sem comentários: