terça-feira, novembro 22, 2005

Porto
Museu da Imprensa expõe
"D. Quixote na Imprensa Portuguesa"


D. Quixote de La Mancha está na moda ou não se comemorassem 400 anos da sua publicação. Em Ovar, Manuel Ramos Costa publicou um livro e estreou uma peça (peça segue em breve) e o Museu Nacional da Imprensa inaugurou ontem, no Porto, a exposição "D. Quixote na Imprensa Portuguesa" para assinalar o quarto centenário da obra de Cervantes, foi hoje anunciado.
As dezenas de publicações periódicas, revistas e livros, que integram esta mostra, "patenteiam o reflexo 'cervantino` na vida social e literária portuguesa, fruto de conferências, críticas e exposições eruditas, mas também de abordagens mais populares, designadamente através da imprensa humorística", refere o museu em comunicado.
Estará exposta uma litografia do Supplemento Burlesco do Patriota, de 1848, uma das mais antigas caricaturas referentes a D.Quixote na imprensa portuguesa, assim como caricaturas do "cavaleiro andante" feitas por Sebastião Sanhudo, Bordallo Pinheiro e Silva e Silva.
Paralelamente ao impacto de D. Quixote na imprensa portuguesa, o museu apresenta a famosa edição da Lello, de 1930, do "Dom Quixote de la Mancha", com desenhos de Gustavo Doré.
Durante a mostra, os visitantes poderão imprimir manualmente numa das relíquias tipográficas do museu um desenho da rainha D.
Amélia sobre D. Quixote, baseado numa gravura publicada no Diário de Notícias em 1905.
A exposição ficará patente até 28 de Fevereiro de 2006, na Sala Rodrigo Álvares, no horário habitual do museu, todos os dias das 15:00 às 20:00.

Sem comentários: