sábado, novembro 19, 2005

«Greeny», «Bizz» ou «Glory's»?
Madonna influenciada
por discoteca de Ovar?



Sob o título «Não entres nessa discoteca escura», João Bonifácio faz a crítica ao novo álbum de Madonna, na edição de ontem do jornal «Público». Até aqui nada de anormal a não ser que ele relaciona a faixa sete de «Confessions on the dance floor», com Ovar. Assim: «A entrada de "Jump" é discoteca-manhosa-de-Ovar-circa-17-de-Julho-1989(Lester:"Estava muito bêbedo nesse dia"), "blips" atirados para cima de uma batida carrinhos-de-choque-pós-dia-na-construção-civil.»
Ligar Ovar ao novo álbum da Madonna, que é sempre um acontecimento à escala global, parece ser bom - em especial se partilharmos da ideia que mais vale ser falado que ignorado - mas se atentarmos bem, a apreciação feita a uma discoteca-mistério da cidade vareira dos «late eighties» é pejorativa. Depois, fica-se com a ideia que a dita «disco» era frequentada por trolhas, como se esta fosse uma profissão menor. Ora bem, senhor João Bonifácio, que você não goste do disco da Madonna, a gente aceita, mas daí até meter a nossa querida terrinha sob esse barulho das luzes... e ébrio ainda por cima!
E qual seria essa discoteca escura que o jovem João frequentou e nunca mais se esqueceu?

(Intro de «Jump»)

1 comentário:

Anónimo disse...

Lembro-me bem da saudosa Glory´s, era de Aveiro mas volta e meia íamos a Ovar de comboio, pois a noite de Aveiro era uma merda em termos de música nas discotecas. Algumas noites o dono da discoteca (não me recordo o nome)deixava-nos ficar lá a noite toda até apanharmos os primeiros comboios da manhã. Isto era no final dos anos 80.

Recordo com saudade - que a música da pista abria sempre com o "take a walk in wild side" do Lou Reed.

E tinha sempre um bom gosto músical numa base rock/alternativo.

Bons tempos, e boa malta a de Ovar.

Rui Morgado