segunda-feira, novembro 21, 2005

Presidenciais
Ministério da Educação espera
pedido de desculpas de Louçã


O gabinete da ministra da Educação disse hoje esperar que o candidato às eleições presidenciais pelo Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, apresente "desculpas públicas pela calúnia que lançou sobre o secretário de Estado da Educação".
Num debate realizado domingo, em Ovar, no âmbito da pré- campanha para as eleições de 22 de Janeiro, Louçã acusou o Governo de "escolher a demagogia, ao publicar um relatório incompleto sobre as faltas dos professores" no passado ano lectivo, divulgando a informação na sexta-feira, dia em que se realizou uma greve e manifestação nacionais de docentes.
Na altura, o candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda referiu ainda que "o secretário de Estado que divulga as faltas [dos professores], Valter Lemos, foi o mesmo que, enquanto vereador na Câmara de Penamacor, cessou funções por ter excedido o número de faltas injustificadas".
Em comunicado hoje divulgado, o gabinete da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, afirma que "Francisco Louçã transformou um tema político numa questão de carácter, que tratou com base num boato que se revelou falso".
"Espera-se que o candidato Francisco Louçã apresente desculpas públicas pela calúnia que lançou sobre o secretário de Estado da Educação e retome o tratamento concreto e objectivo das questões da educação em Portugal, em termos estritamente políticos", conclui o comunicado.
No domingo, Valter Lemos tinha já desmentido as afirmações do líder do Bloco de Esquerda, considerando a acusação "incrível e chocante".
"Como vereador nunca tive qualquer falta", afirmou o secretário de Estado, explicando que apenas suspendeu o mandato, tendo sido substituído pelo elemento seguinte da lista eleita.

Sem comentários: