terça-feira, agosto 23, 2005

Postal de Ovar
A arte xávega

A arte xávega é um dos mais antigos e característicos processos de pesca artesanal que, na praia do Furadouro e em outros do concelho vareiro, adquiriu particularidades específicas. Os seus elementos identificativos são inúmeros, começando pela embarcação usada – fundo chato, proa em bico elevado, decoração simples. Também a rede usada neste tipo de pesca possui características próprias, sendo constituída pelo saco (onde se acumula o peixe) e pelas cordas, cuja extensão varia conforme a dimensão da rede e dos lances.
A companha era geralmente composta por nove elementos: o arrais, à ré; três remadores, os que «vão de caras p’ró mar», no banco do meio; dois no banco da proa e dois no banco sobre a coberta.
Xávega é uma rede de pesca de arrasto que também se designa por rede varredoura.
A embarcação vai para o mar, é lançada a rede em círculo, iniciando-se o processo de arrasto, após o regresso à praia.
Amarravam-se os cabos de alagem a uma junta de bois e estes puxavam as redes. Hoje, a força animal foi substituída por tractores e os remos por motores, embora ainda hajam resistentes à tradição.
O barco sofreu diversas transformações ao longo da sua história. Hoje, continuam a ser construídos em estaleiros junto à Ria de Aveiro. O barco contemporâneo pode levar cerca de 8 a 12 homens. Pescam diariamente e sazonalmente, entre os meses de Março e Outubro.
Esta embarcação não possui leme, sendo orientada pelos remos, o seu fundo é liso, pois tem que se deslocar facilmente na areia por cima de toros de madeira.

Características actuais do barco:
- Comprimento 10 metros;
- Boca 2,9 metros;
- Pontal 1 metro;
- Cavernas 16;
- Remos (2) 8,4 metros.

1 comentário:

Alfredo de Sousa disse...

É tudo farinha do mesmo saco!!!