terça-feira, agosto 23, 2005

Autárquicas 2005
Independentes candidatam-se
para anular maiorias na câmara


Depois de terem conquistado a Junta de Freguesia de Esmoriz, os Independentes Pelo Concelho (IPC) avançam para o executivo da Câmara Municipal de Ovar. A cabeça-de-lista Fátima Ramalho diz que representa um grupo de cidadãos de diversos quadrantes e freguesias do concelho vareiro «cansados de ver o nível de desacreditação a que chegou país político».
A cabeça-de-lista independente adiantou que não podia ficar parada num momento em que os apoios à sua volta cresciam, impelindo-a a candidatar-se. Fátima Ramalho salienta que tem todas as freguesias representadas na sua lista e lamenta a existência de pressões partidárias sobre determinadas personalidades que desistiram à última hora de integrar a sua lista após terem dado o sim.
«Por mim, vou lutar até à última gota pela vitória», assume Fátima Ramalho. Se ganhar, diz ela, «vou reunir semanalmente om todos os presidentes da junta para saber quais são os seus anseios e projectos». Este trabalho vai iniciar-se na campanha eleitoral, já que pretende visitar as oito freguesias do concelho para levar a sua mensagem. «Vamos trabalhar para que se faça justiça em todo o concelho, é muito importante descentralizar o poder e as verbas», frisa a candidata a presidente da câmara que não promete obra, por saber «que a situação económica não está fácil».
Apesar de se apresentar a sufrágio para vencer, Fátima Ramalho tem a noção de que atingir esse desiderato será difícil, «de modo que o nosso objectivo passará por tirar a maioria ao partido que vencer as eleições no concelho». À líder do IPC «basta ser eleita vereadora para que isso aconteça, tornando-se numa espécie de fiel da balança das decisões tomadas no executivo».
O IPC apresenta-se também em Esmoriz, embora sob a sigla IPE (Independentes Por Esmoriz), liderados por Alcides Alves, actual presidente da junta local. Refira-se que há outra lista de independentes no concelho, mais exactamente em S. João, denominada de «Os 5 Estrelas».
Fátima Ramalho, docente de profissão há 31 anos, desempenha cargos autárquicos desde 1989, eleita primeiro pelo CDS, depois pelo PS, e mais recentemente pelos independentes de Esmoriz. «Tenho a minha sensibilidade política, mas fui sempre eleita como independente, mesmo nas listas dos partidos políticos», acrescentou a candidata.
Fátima Ramalho é licenciada em ciências da educação, foi vice-presidente do Agrupamento de Escolas Florbela Espanca e agora desempenha funções no Agrupamento de Escolas de Esmoriz/Cortegaça.(in «Diário de Aveiro», de segunda-feira, 22-08-05)

1 comentário:

Alfredo de Sousa disse...

Gostaria muito de saber de onde são os candidatos elegíveis desta lista. Não serão quase todos do Norte do Concelho??? Já houve gente de Esmoriz a governar Ovar, isto é, a desgovernar, e não correu lá muito bem, pelo menos para os munícipes.
Aguardo com alguma expectativa o Programa eleitoral desta lista.
1ª medida: transferir a CMO para Esmoriz?