terça-feira, agosto 09, 2005

Espaço
Beatles acordam tripulação do Discovery

Uma canção dos Beatles acordou hoje os sete tripulantes do vaivém Discovery, que iniciaram de imediato os preparativos para o regresso à Terra, 14 dias depois de permanência no espaço.
"Good Day Sunshine", do álbum Revolver (1966), a canção escolhida pela NASA para acordar a tripulação, fala em dia de sol e em queimar os pés ao tocar no chão.
"O despertador de hoje de manhã é bastante explícito, é um dia ensolarado e um dia para pôr os pés na Terra", afirmou o astronauta Shannon Lucid, do centro de controlo em Houston, Texas, à tripulação do Discovery.
"Esperamos bem pôr hoje os pés na Terra", respondeu a comandante da missão do vaivém, Eileen Collins.
O regresso do Discovery esteve previsto para segunda-feira mas foi adiado por 24 horas, uma vez que a NASA considerou que as condições meteorológicas não eram as melhores.
Para a aterragem de hoje, a agência espacial norte-americana está a ponderar várias hipóteses além da base da Florida, como pistas na Califórnia (base de Edwards) e no Novo México.
As primeiras hipóteses de aterragem são no Centro Espacial Kennedy, às 10:07 (hora de Lisboa) ou às 11:43.
Se as condições meteorológicas na Floria continuarem desfavoráveis, a NASA vai escolher a base aérea de Edwards (onde aterraram as primeiras missões dos vaivéns), às 13:12 ou 14:47.
Na eventualidade de também na Califórnia se registar mau tempo, a NASA pensa fazer aterrar o Discovery na base de White Sand, perto de Las Cruces, no Novo México.
Good luck (bem precisam)!

Sem comentários: