quinta-feira, agosto 25, 2005

Comunicado socialista sobre polémica do «outdoor»
PS acusa PSD de travar desenvolvimento

«Nos últimos dias, a candidatura PSD de Ovar tem vindo a assumir um estilo de “campanha negra”, recorrendo à suspeição, à insinuação e à calúnia. Por várias vezes, têm tentado encher os órgãos de comunicação social com “atoardas” lamentáveis, eticamente inadmissíveis e contrárias ao espírito democrático que sempre existiu entre as diversas forças políticas no concelho de Ovar.
De facto, sem prejuízo do respeito que nos merecem muitos militantes e simpatizantes do PSD, o caminho que esta candidatura e o seu máximo responsável estão a assumir é um claro sinal de desprestígio para os seus autores. Por maior que seja o desespero e a sede do poder, há atitudes que não se justificam.
O PSD de Ovar alegadamente acusou o PS, o Grupo Amorim e a ADO-Basquetebol de “ fortes suspeitas de ligações perigosas e ilegais”a propósito da parceria para a construção do Sportsfórum.Segundo o PSD, os outdoors do PS terão alegadamente ligação ao Grupo Amorim.
Isto é absolutamente falso e calunioso para o PS, enquanto força maioritária da Câmara Municipal, para o Grupo Amorim e para a ADO-Basquetebol.Para que se saiba, o PS contratou com uma empresa especializada em publicidade – Meinorte – a colocação de 12 outdoors, que naturalmente terá relações contratuais com muitas instituições. Sobre esta matéria e o lapso técnico cometido, a empresa já assumiu a responsabilidade por não ter limpo um dos outdoors utilizado anteriormente e ter sobreposto um cartaz do PS nesse mesmo outdoor. O PS, a seu tempo, prestará todas as contas às entidades competentes, obedecendo aos requisitos legais e ao imperativo de transparência.
Por seu lado, o PSD já colocou 34 estruturas e 68 cartazes de grandes dimensões, abriu sedes de campanha, publicou e distribuiu brochuras, jornais, calendários, brindes, cartas e livros, entre outras parafernálias, num assédio que dura há meses. Apesar de conhecermos e cumprirmos a lei, os financiamentos ao PSD são matéria que nunca nos preocupou.
Mas vamos ao essencial da questão:
1.O PSD está desesperado. As suas próprias sondagens atribuem-lhe uma derrota histórica. Cada dia que passa, as pessoas mais se apercebem do verdadeiro rosto dos seus protagonistas e do seu carácter .
2.Anunciaram ”mudar a sério” e, de facto, têm mudado: a insinuação caluniosa é o seu estilo; o despesismo visível e escandaloso (em tempo de sacrifícios) é a sua estratégia; o logro é a sua arma preferida, entre outras coisas, porque anuncia e publicita Luís Filipe Menezes como o mandatário de campanha que nunca existiu; cartas de recomendação a seu pedido são a sua força, certamente pela fraqueza de não ter força própria.
3.Esquece o PSD que com este tipo de actuação e calúnia só está a prejudicar o Concelho de Ovar. O Sportsfórum é uma parceria público-privada, formalizada através de protocolo aprovado por unanimidade em R.C. de 16 de Maio de 2002, que vem sendo trabalhada há vários anos e que vai trazer emprego (850 postos de trabalho), vai dotar Ovar de uma arena multi-usos importante para o desporto e para a cultura, vai dar a Ovar salas de cinema e outras estruturas importantes para o nosso desenvolvimento económico. Convém lembrar que o Plano de Pormenor da Zona Lúdico-Desportiva a Norte de Ovar (onde o Sportsfórum e o futuro projecto da ADO – Futebol se integrarão), foi aprovado por unanimidade (PS e PSD) em Reunião de Câmara de 1 de Março de 2005, após cumprimento de todas as formalidades legais, obtenção dos pareceres das entidades competentes exteriores ao município, e foi aprovado pela Assembleia Municipal, também por unanimidade, em 4 de Março de 2005. Está agora em fase de aprovação nas mais altas instâncias.
4.Com atoardas como estas, o PSD pode estar a criar dificuldades e a entravar o desenvolvimento do concelho de Ovar. Insinuações e falsidades como aquelas a que temos vindo a assistir prejudicam a imagem de instituições e todo o tipo de parcerias. Será que estes candidatos, e o Engº Álvaro Santos em particular, avaliam as consequências dos seus actos?
5.Pela nossa parte, continuaremos serenamente a trabalhar pelo concelho de Ovar, com verticalidade, lisura e transparência. Aliás, como sempre fizemos. E, no respeito pelo nosso próprio tempo, estes senhores não terão mais conversa.

P´la Comissão Politica Concelhia do Partido Socialista de Ovar,
Sinésio Godinho»

1 comentário:

Alfredo de Sousa disse...

Quem não deve, não teme. Ao escrever este comunicado tão «filosoficamente» elaborado, o Partido Socialista só foi capaz de uma coisa: revelar que está amedrontado e, por não ter mais argumentos, usa estes. Não vale a pena comentar ponto por ponto o que foi dito pelo tal senhor Sinésio (é aquele muito simpático que vai sempre no grupo dos walkie-talkies do Carnaval, não é?). Todos eles pecam por serem lugares-comuns de comandantes que vêem o seu barco afundar-se e nada podem fazer. Apenas um ponto merece este meu comentário: o PSD foi acusado pelo ilustre representante do PS de tentar impedir o progresso de Ovar. Se há alguém que travou sistematicamente o desenvolvimento do concelho foi o PS durante 12 anos. Basta comparar a nossa situação com a dos concelhos vizinhos (por sinal, governados por homens de direita). Que autoridade tem o PS para falar em desenvolvimento? Deveria estar caladinho e reflectir no que tem feito: nada! (E pensar que já votei PS!!! Como estava enganado!!!). O Eng. Álvaro, pelo que sei dele, não está contra o desenvolvimento do concelho. Apenas quer transparência no que se faz. Não pode haver desenvolvimento às custas de negociatas e amizades. Tudo deve ser claro, muito claro, para que nós, munícipes, desligados dos meandros da políticas, possamos com consciência avaliar produtos mas também processos.