sábado, agosto 13, 2005

Por falar em música
Cd's gravados são ameaça maior
que downloads, dizem especialistas


A música copiada em cd+s graváveis está a tornar-se para as lojas de discos e para as editoras uma ameaça maior que a partilha de ficheiros na Internet, afirmou sexta- feira o director-executivo da Associação da Indústria Discográfica norte-americana.
Segundo Mitch Bainwol, os cd+s gravados são responsáveis por 29 por cento de toda a música consumida em 2004, enquanto os downloads de redes de partilha de ficheiros correspondem a apenas 16 por cento.
Os dados, compilados por uma empresa de análise de mercado, referem que os cd+s comprados nas lojas contribuem com 50 por cento para as vendas discográficas em 2004, enquanto os downloads legais pagos não passam ainda dos 04 por cento do total.
"A gravação de cd+s é o problema que está a minar as vendas", afirmou Bainwol numa entrevista a propósito da reunião da Associação norte-americana de Comerciantes de Música, iniciada sexta-feira em San Diego, Califórnia.
A tecnologia de protecção contra a cópia dos cd+s "é claramente a solução que o sector tem de começar a encarar mais a sério", acrescentou.
As vendas de discos nos Estados Unidos desceram 07 por cento este ano face a 2004, segundo outra empresa de pesquisa de mercado, enquanto a venda de cd+s graváveis disparou nos últimos anos.
No entanto, a indústria registou um aumento significativo na venda de música online.
Após as experiências dos últimos anos na Europa e na América Latina com a utilização de tecnologia anti-cópia, algumas editoras norte-americanas estão a lançar cd+s nos Estados Unidos com restrições semelhantes, permitindo que de um cd se possa fazer um número limitado de cópias.
O álbum "Contraband", dos Velvet Revolver, lançado em 2004 com este tipo de protecção, vendeu bem e chegou rapidamente ao primeiro lugar.
No entanto, outros lançamentos têm provocado controvérsia junto dos consumidores, uma vez que as protecções anti-cópia por vezes entram em conflito com o equipamento reprodutor, lesando os direitos dos compradores.

Sem comentários: