quarta-feira, agosto 24, 2005

Organismos aquáticos da Ria
em exposição no Carregal


A Marina Desportiva do Carregal (Ovar) vai acolher uma exposição de divulgação científica, subordinada ao tema «Um Mundo de pequenos mundos – os organismos aquáticos da Ria de Aveiro». A mostra decorrerá a partir do próximo domingo e terminará a 3 de Setembro.
A exposição está a ser organizada e dirigida por uma aluna de doutoramento do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), Maria Dulce Subida, e conta com o apoio da UNESCO.
A responsável conclui que depois da actividade portuária, «os grandes potenciais económicos da Ria de Aveiro são actualmente o turismo e o lazer». A variedade e qualidade dos ambientes naturais que a Ria oferece, constituem importantes atractivos turísticos para os habitantes da região. No entanto, sublinha que «não devem ser ignorados os enormes riscos que estas actividades muitas vezes acarretam para a conservação da Natureza». No seu entender há uma alternativa possível a este «cenário colateral»: a sensibilização para a conservação. «A etapa mais básica da sensibilização para a conservação da Biodiversidade é dar a conhecer aquilo que se pretende conservar. Neste sentido, a ideia geral da exposição “Um mundo de pequenos mundos” é a de levar o público num passeio visual pelo ecossistema aquático da Ria de Aveiro, explorando os modos de vida dos seus animais e plantas», adianta Maria Dulce Subida.
Aproveitando a localização da Marina Desportiva do Carregal e o evento desportivo que é o Cruzeiro da Ria, serão dispostos ao longo das zonas de passagem estratégica do complexo da marina, cartazes com as fotografias de espécies de animais e plantas aquáticos da Ria, acompanhadas de um pequeno texto sobre os seus modos de vida e sobre a sua importância para o ecossistema.
A mostra está também integrada no workshop internacional da rede UNITWIN-WiCop da UNESCO (Wise Coastal Practices for Human Sustainable Development) a realizar na UA, de 29 de Agosto a 3 de Setembro, e que terá como tema central a «Protecção e Conservação do Património Natural e Tradicional».

1 comentário:

Alfredo de Sousa disse...

Será que só podem visitar a exposição os sócios da NADO, ou qualquer cidadão anónimo não sócio poderá entrar nas instalações?????