quarta-feira, agosto 17, 2005

Sucede-se nas nossas praias
A picada do peixe-aranha

Nas águas frias da nossa região não era muito vulgar que o peixe-aranha se fizesse notar. Acontece, porém, que nos últimos dias, têm sido vários os casos relatados ao «NdO» de banhistas picados pelo pequeno peixe que se esconde na areia.
Com um tamanho insignificante para os efeitos que provoca, aparece com frequência em certas praias muito utilizadas por banhistas e provoca o desespero dos pescadores, que não têm outra solução que não seja devolvê-lo às águas.
Medindo entre 15 a 20 centímetros de comprimento, tem uma cor amarelo-acastanhada no dorso e esbranquiçada no ventre, e os seus olhos estão colocados na parte superior da cabeça. Junto de cada opérculo branquial possui um espinho venenoso e três dos raios da primeira barbatana dorsal também são venenosos. É a cor preta desta barbatana que mais facilmente o identifica. A sua picada pode provocar dores intensíssimas. Vive normalmente afastado das praias. mas aparece, de vez em quando, enterrado na areia a poucos centímetros de profundidade. São estas as alturas que escolhe para atacar o banhista desprevenido.
Os primeiros socorros a aplicar no veraneante picado por um peixe-aranha são para lhe aliviar a dor. 0 tratamento por calor é aconselhado, visto o veneno destes peixes ser termolábil, isto é, decompõe-se sob a acção do calor. A imersão da zona afectada em água à temperatura máxima suportável, ou mesmo a aproximação de um cigarro aceso à menor distância possível, podem ser soluções a aplicar durante a primeira meia hora. Depois de já ter passado algum tempo, o médico poderá receitar analgésicos ou mesmo injecções locais, que atenuarão a dor a farão esquecer o trágico momento da picadela por um animal que não gosta de ser incomodado...

Sem comentários: