terça-feira, novembro 16, 2004

Universal Motors Prolonga
Suspensão dos Trabalhadores


A empresa de motores eléctricos Universal Motors, situada em Ovar, poderá optar por uma nova suspensão, por mais seis meses, dos 58 operários que se encontram em situação de indefinição laboral desde Junho passado. A decisão deverá ser tomada dias antes de 8 de Dezembro, altura em que termina o prazo da actual suspensão, e depois de uma assembleia de credores que analisará a viabilidade da fábrica.
A administração da firma não presta declarações sobre a matéria. Há cinco meses que os operários suspensos estão nas instalações fabris, cumprindo o horário de trabalho, e, neste momento, têm em atraso o salário de Outubro e o subsídio de férias deste ano. No interior da estrutura fabril, 38 funcionários asseguram a laboração.
António Vinha, do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Centro (SIEC), revela que o cenário de uma nova suspensão está a ser equacionado, segundo indicações que entretanto lhe chegaram. O dirigente sindical adianta que, se essa for a posição da empresa, os operários irão debater o assunto num plenário, que será marcado logo depois de comunicada a decisão da Universal Motors à estrutura sindical. O que terá de ser feito cinco dias antes de 8 de Dezembro. «O assunto terá de ser discutido, até porque poderá haver trabalhadores interessados em continuar suspensos por mais meio ano», sustenta Vinha.
O responsável continua a defender que «a empresa é viável, mas não com esta administração», acrescentando que tudo poderia ser diferente caso a antiga proprietária da firma, a Efacec, assumisse as rédeas do equipamento empresarial.(«Público»)

Sem comentários: