quarta-feira, novembro 17, 2004

Incêndio devora casa
de beneméritos valeguenses


A casa que viu nascer os irmãos Oliveira Lopes, beneméritos da vila de Válega, no concelho de Ovar, foi em parte devorada pelas chamas anteontem. O actual proprietário promete recuperar o imóvel
Aconteceu tudo muito rapidamente e, apesar da rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários de Ovar, não foi possível impedir a destruição parcial da casa onde nasceram os irmãos Manuel e José de Oliveira Lopes, beneméritos da vila de Válega.
As labaredas surgiram cerca das 15 horas, na passada segunda-feira, devorando a madeira do telhado do imóvel histórico que encontra desabitado há vários anos. Chegou a viver-se alguma aflição na habitação contígua, onde residem duas famílias. Por isso, «a nossa preocupação era impedir que o fogo se propagasse», conta Carlos Borges, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ovar. O objectivo foi conseguido, muito embora algumas divisões tenham ficado danificadas pelas chamas. O comandante refere que «a casa estava muito degradada e foi terreno propício para o fogo avançar». «Pouco depois de ter sido avistado pelos populares, as madeiras velhas do telhado desabaram», acrescentou.(«DA»)

Sem comentários: