sexta-feira, novembro 12, 2004

Hospital de Ovar rejeita ser a pior
unidade de saúde no ranking nacional


O presidente do conselho de administração do Hospital de Ovar afirma que a classificação do ranking dos hospitais, ontem divulgada, e que davam aquela unidade de saúde como a pior do país «está incorrecta».
Acácio Coelho sustenta que o Hospital de Ovar e o Centro Hospitalar de Coimbra aparecem nas últimas posições porque os dados não foram disponibilizados em tempo útil.
«Os dados não foram disponibilizados devido a um erro informático», justifica, acrescentando que a próxima listagem já coloca o Hospital de Ovar «a meio da tabela». «Garanto que o erro informático já foi corrigido e que a listagem referente a Setembro, que está a ser preparada colocam o hospital a meio da tabela», afirma.
Acácio Coelho lembra também que o ranking se refere a questões administrativas, «não tendo nada a ver com a qualidade dos serviços médicos». A este respeito refere que o hospital foi o primeiro, e até agora único, do país da categoria «H1» (hospitais mais pequenos) a ter acreditação, "isso fala da qualidade e do trabalho que aqui é feito».
Maria Olinda Reis utiliza os serviços do Hospital de Ovar há muito tempo e afirma que não tem «razões de queixa». Admite que «há quem as tenha», mas ela não. «Na minha opinião, isto só tem um defeito: deviam deixar entrar uma pessoa de família com o doente, porque ás vezes ele não sabe explicar ao médico o problema que tem», afirma, lembrando que já foi «operada neste hospital, numa situação em que era de vida ou morte e hoje ainda aqui estou. Foi neste hospital que me safaram».
(Texto:«Comércio»; Foto: «Saúde, SA»)

Sem comentários: