terça-feira, novembro 16, 2004

Basquetebol-Taça ULEB
Ovarense defronta Pamesa Valência

A Ovarense/Aerosoles recebe, esta noite (21h15), a equipa espanhola do Pamesa Valência, em jogo a contar para a segunda jornada da ULIEB Cup. Depois da derrota em França, as perspectivas vareiras são fazer o melhor jogo possível
A Ovarense/Aerosoles iniciou, na passada semana, a sua participação na ULEB Cup, Grupo E, perdendo em França, por 79-83, frente ao Chalon. Apesar da derrota, os vareiros realizaram um bom jogo. Agora, recebem um dos «monstros» do grupo, o Pamesa/Valência, vencedor do troféu em 2002/2003. Recheada de internacionais, a equipa espanhola ganhou na primeira jornada aos israelitas do Hapoel, por 74-60. Na Liga espanhola, o Pamesa venceu na última jornada o Lleida, onde joga o português Sérgio Ramos, por 94-80, ocupando o sexto lugar, com cinco vitórias e quatro derrotas, em nove jogos.
Sobre a partida desta noite, o «Diário de Aveiro» ouviu o treinador Henrique Vieira. «Antes de assumir este cargo, perguntei à Administração da SAD da Ovarense/Aerosoles quais os objectivos desta participação. Na minha opinião não há, nem pode haver grandes objectivos classificativos. Nós estamos a falar de um “monstro” com quem vamos jogar hoje. Uma equipa da elite do basquetebol espanhol e europeu, com jogadores habituados a jogar finais europeias, com campeões do mundo».
«Este é um jogo em que a responsabilidade é toda do Pamesa», referiu o técnico, acrescentando que «é bom estar nesta competição que dá experiência e é estimulante a todos os níveis. Estamos num grande palco internacional. e espero que o público possa desfrutar da qualidade do nosso adversário, mas que estejam lá para nos apoiar, para podermos dar a maior réplica possível».
Sobre o jogo de estreia, Henrique Vieira também deu a sua versão. Para o treinador vareiro, «a Ovarense esteve muito bem em França. Fizemos uma segunda parte muito boa, que até me surpreendeu. Não esperava tanto da equipa naquele momento. Entrámos no último minuto a ganhar e podíamos ter ganho. Falhámos alguns lançamentos que até foram seleccionados, mas infelizmente a bola não entrou».
Henrique Vieira fala ainda que «já conhecia relativamente bem o Chalon, se bem que eles este ano se reforçaram muito, tendo em vista a participação nesta competição. Eles acusaram a pressão, a partir do momento em que os jogadores da Ovarense acreditaram ser possível vencer. Não podemos é comparar este Chalon com o Pamesa. São realidades diferentes», concluiu.

Quem é o Pamesa

O «monstro» espanhol que visita Ovar é uma das equipas mais fortes da Liga ACB (Espanha), apesar de nunca ter sido campeão. Fundado em 1986, os valencianos estão habituados aos primeiros lugares da Liga e foram vice-campeões espanhóis em 2002/2003, tendo ganho por uma vez a Taça de Espanha (1997/98), mas o grande cartaz desta equipa é a conquista da ULEB Cup, na época passada. Com dois campeões olímpicos em Atenas 2004, os argentinos Fabrício Oberto e Alejandro Montecchia, dois norte-americanos Jermaine Jackson e Alvin Jones, e o sérvio Rakocevic, são algumas das «estrelas» ao serviço do treinador espanhol, Pablo Laso. A formação valenciana tem uma média de idades de 26 anos e uma média de alturas de 1,99m, tendo dois atletas com 2,11m, Alvin e Archibald.


Sem comentários: