segunda-feira, setembro 26, 2005

Vai hoje a sepultar em Aveiro
Faleceu Cecília Sacramento


Cecília Sacramento, de 87 anos, faleceu anteontem à noite, vítima de doença prolongada. A escritora, viúva de Mário Sacramento, permanecia doente «há mais de um ano», segundo declarações do seu neto, Vasco Sacramento, lembrando ainda que passou os dois últimos meses acamada.
O funeral da escritora realiza-se hoje, pelas 16 horas, da Capela Mortuária da Santa Casa da Misericórdia, em Aveiro, para o Cemitério Central.
Cecília Sacramento nasceu em Ovar (Cabanões), em 1918. Ainda a estudar foi eleita pelos colegas para integrar a redacção do jornal do Liceu de Aveiro «A Voz Académica», que até então nunca tivera representação feminina. Licenciou-se em Filologia Românica, tendo apresentado, para tese de licenciatura, o trabalho «Uma Leitura da Obra de Erico Veríssimo». Em 1944 casou com Mário Sacramento. Viveu em Ílhavo cerca de 12 anos, após os quais o casal fixou-se em Aveiro, onde Cecília Sacramento exerceu a sua actividade profissional como professora do Ensino Secundário – na actual Escola Secundária Dr. Mário Sacramento.
Em 1993 publicou o primeiro livro – «Apenas uma luz inclinada». No ano seguinte surgia «Uma Flor para Manuela», em 1995 «Palavras de Luz», em 1999 «Tempos do Tempo», em 2000 «O Rasto dos dias», em 2001 «Por terra batida» e, em 2003, surgiu o romance «Cidade Azul», a sua última obra, inspirada na cidade onde residia. «O título foi escolhido a pensar em Aveiro – «uma localidade plana, bonita e com muita água», afirmava a escritora ao Diário de Aveiro, aquando do lançamento da obra, em Maio de 2003.
Cecília Sacramento ainda iniciou um novo livro – que intitularia de «Asas do Silêncio» –, mas os problemas de saúde impediram-na de o finalizar, tal como receava.
(Conheça mais da vida desta vareira aqui)

Sem comentários: